Acorda Cidade
Refletir sobre os problemas da sociedade. Esta é a proposta básica do Café Filosófico, realizado na noite desta terça-feira (14), na FTC Feira de Santana. A primeira edição, no Auditório Professora Terezinha Mamona, reuniu autoridades da área de Segurança Pública, educadores e estudantes de Direito para discutir a violência urbana e as políticas públicas locais para a área.
Os objetivos do evento, que contou com o apoio do Colegiado do curso, foram apresentados pela idealizadora do projeto, professora Jucélia Santos, titular da disciplina Ética e Desenvolvimento Humano. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), ela defendeu a necessidade de reflexão acerca de problemas coletivos no processo de formação profissional, especialmente na área de Direito.
O tema do 1º Café Filosófico foi debatido a partir de explanações do comandante da Polícia Militar, Coronel Adelmário Xavier; o coordenador regional da Polícia Civil delegado João Uzum; o superintendente da Polícia Federal em Feira de Santana Victor Menezes; e o psicólogo e professor da Instituição Alfredo Moraes Neto. Também participou do evento a coordenadora do curso, professora Geruza Gomes.
Para os estudantes, o momento foi de aprendizado. “Toda discussão traz conhecimento e forma opinião”, afirmou José Fernando dos Santos, que ainda no início do curso já reconhece “a importância dos futuros operadores do Direito conhecerem a realidade”. O café foi organizado por alunos do 3º semestre, que aproveitaram para arrecadar alimentos não perecíveis para a Associação de Apoio a Pessoa com Câncer (AAPC).