Cinco jovens baianos vão participar, de 25 de setembro a 27 de outubro, das seletivas nacionais da WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo. Alunos do Senai Bahia, eles vão competir nas ocupações Instalações Elétricas Computação em Nuvem, Mecatrônica e Tecnologias Web. Os vencedores de cada modalidade vão fazer parte da delegação brasileira, que vai representar o país na edição mundial do torneio, em setembro de 2024, em Lyon, na França.
“Hoje a Bahia é destaque na competição. Nas últimas edições, conquistamos diversas medalhas e garantimos participação na competição internacional, com os melhores do mundo. A seletiva WorldSkills é um momento importante para que os alunos do Senai apliquem seus conhecimentos nos desafios propostos. Além disso, é uma oportunidade única de intercâmbio com estudantes e empresas de outros estados”, ressalta Fernanda Mikulski, delegada técnica da Bahia na WorldSkills.
A primeira seletiva que a Bahia vai participar acontece entre os dias 25 e 29 de setembro, em João Pessoa. O aluno do Senai Dendezeiros Luiz Miguel Gomes entra na disputa por uma vaga na ocupação Instalações Elétricas. Ele viaja para a Paraíba acompanhado pelo treinador Gustavo Gomes.
Já entre os dias 02 e 06 de outubro, Vinícius Silva, aluno do Senai Cimatec, participa das provas na área de Computação em Nuvem, que serão online. Ele está se preparando para a seletiva com o treinador Patrick Carvalho, que foi medalhista de bronze na seletiva de 2022, nesta mesma ocupação.
Patrick também é treinador em outra ocupação que terá provas online: a de Tecnologia Web. Quem participa desta disputa que acontece entre os dias 23 e 27 de outubro é Micael Barbosa, aluno do Senai Cimatec.
Também entre os dias 23 e 27 de outubro, acontecem as provas da ocupação de Mecatrônica, que tem como treinador Gustavo Gomes. Os alunos Guilherme Fernandes de Jesus e José Lucas Silva Santana vão para Curitiba, no Paraná, competir por uma vaga.
Sobre a Worldskills
A 47ª edição do mundial da WorldSkills, na França, vai reunir cerca de 1.500 competidores de 65 países, No total, o Brasil vai participar em 33 ocupações, das 63 que irão compor o torneio. Na WorldSkills, os participantes passam por provas específicas das suas ocupações, que são distribuídas em quatro dias de competição. Os jovens precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios reais do mundo do trabalho dentro de padrões internacionais de qualidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram