Educação

Aumenta demanda por matrículas na rede municipal em Feira de Santana e famílias têm dificuldade de encontrar vagas

A secretária de educação do município, Anaci Paim, justificou que o fechamento de unidades escolares de pequeno porte da rede privada contribuiu para um aumento expressivo da demanda por vagas.

Laiane Cruz

As matrículas para os alunos ingressantes na rede municipal iniciaram na última segunda-feira (9). As aulas serão retomadas em modelo semipresencial a partir do dia 23 de agosto. E a expectativa da Secretaria de Educação é que, para o ano letivo de 2021, 55 mil vagas sejam ofertadas na rede.

Apesar de ter acompanhado o calendário de abertura das matrículas com antecedência, através do contato direto com a direção da escola desejada, a dona de casa Juliana Marques Araújo, moradora do bairro Conceição II, revelou a sua frustração por não ter conseguido ainda matricular a filha no segundo ano do ensino fundamental.

Em entrevista ao Acorda Cidade, ela questionou sobre a dificuldade que vem enfrentando para conseguir uma vaga perto da residência onde mora, já que no dia em que as matrículas foram abertas, ela se dirigiu à escola antes do horário de abertura e foi avisada que já não tinham mais vagas.

“Vim fazer um grande apelo, porque estou com dificuldade de achar uma vaga para minha filha. Ela passou para o segundo ano do ensino fundamental e a escola mais próxima da minha casa é a Escola Municipal Professora Almira de Oliveira Santos. Desde segunda-feira, quando teve o início das matrículas, que estou na porta da escola todos os dias, indo pela manhã e à tarde, e a diretora sempre informando que não está tendo vaga para o segundo ano, sendo que uma semana antes eu fui até a escola e perguntei quando iriam começar as matrículas, e ela informou que começaria no dia 9. Então, às 6h, eu estava na porta da escola, tomei chuva, mas continuei lá. Quando iniciaram as matrículas, às 8h, ela deu uma posição para a gente, porém não tinha vaga para minha filha, no segundo ano. Isso é lamentável. Várias mães que também estavam comigo ficaram chateadas, porque outras séries também não tinham vagas”, relatou a mãe.

Apesar das negativas, Juliana Marques informou que vai continuar tentando de conseguir uma vaga na unidade. Segundo ela, existem outras duas unidades escolares próximas da casa dela, porém não ofertam aulas para o segundo ano, e outra escola que possui a série fica em outro bairro, muito distante. “Hoje já é quarta-feira e os comerciais informam que as matrículas vão até o dia 20, mas não tem vaga. Eu vou continuar tentando, pois não quero deixar a minha filha sem escola”, lamentou.

A secretária de educação do município, Anaci Paim, justificou que o fechamento de unidades escolares de pequeno porte da rede privada contribuiu para um aumento expressivo da demanda por vagas na rede municipal, e a procura surpreendeu.

 Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

De acordo com ela, foi feito um levantamento e reordenamento das vagas para algumas áreas onde apresentavam maior demanda.

“Nós ampliamos escolas, estivemos agora apresentando à comunidade com reforma e ampliação, dobrando as vagas em algumas delas. Agora, estamos sendo surpreendidos pela grande procura em todos os anos escolares, acima da nossa expectativa. Como também na educação infantil, de alunos com quatro, cinco anos, está com a demanda muito grande. Na medida do possível estamos tentando atender, temos realmente vagas na rede, estamos tentando chegar a um número de 55 mil matrículas, saindo de 51.600”, afirmou a secretária.

Anaci Paim informou que a secretária vai continuar ampliando a rede e várias creches estão sendo concluídas até novembro, para dar condição também de atender mais vagas, principalmente em 2022.

“Houve o fechamento de muitas unidades escolares particulares de educação infantil, de escolas de pequeno porte para anos iniciais, e as famílias estão fazendo a opção de vir para a rede municipal. Estamos investindo muito na melhoria da estrutura física, não estamos improvisando espaços para funcionar escolas. A comunidade toma conhecimento desses investimentos que vem sendo realizados e procura uma escola com estrutura física adequada para colocar o seu filho.”

A secretária pontuou ainda que muitos pais têm buscado escolas próximas às suas residências, porém se não encontram vagas, devem buscar em outra unidade.

“Muitas vezes não tem naquela escola que é da preferência dele, mas tem em outra da rede. Sempre teremos vagas e estamos informando, pois cada escola tem um quadro geral de onde dispõe a vaga. A família procura uma que prefere, e a própria escola informa onde na rede tem vaga. Ele sempre vai escolher uma mais próxima da residência, mas nós estamos colocando transporte escolar em algumas situações.”

Para efetuar a matrícula o pai ou responsável deve se dirigir à unidade escolar da sua escolha com a certidão de nascimento ou RG da criança, duas fotos 3×4, o histórico escolar ou atestado provisório, para depois apresentar o histórico definitivo, o comprovante de residência e o cartão de vacinação. Mas, se o aluno já for da casa, basta atualizar as informações. Esses documentos são entregues nas próprias unidades escolares.

Calendário letivo

A secretária municipal de educação, Anaci Paim, esclareceu que o calendário letivo de 2021 vai do dia 23 de agosto até o dia 31 de janeiro, sendo que todos os sábados contarão como letivos, porém com os alunos realizando atividades em casa.

“Nós aprovamos o calendário letivo ontem no Conselho Municipal de Educação, por unanimidade. O conselho estava pleno. O início será dia 23 de agosto com término dia 31 de janeiro, com todos os sábados sendo letivos, com atividades semipresenciais, portanto que o aluno vai desenvolver na sua própria residência, levando o material que o professor passar pra ele durante o período em que estiver na sala de aula.”

Ela esclareceu que neste momento as turmas serão divididas em 50% e cada grupo irá para a escola em semanas alternadas.

“Nós vamos realizar o modelo híbrido com rodízio das turmas. Cada turma deverá se deslocar para a escola durante uma semana. A turma será de 50%. Metade da turma vai uma semana e a outra metade fica em casa com trabalho orientado pelo professor, material impresso, e também orientado pelo canal do Youtube da Seduc ou da TV pela transmissão do canal 10.2 e 10.3. Na semana seguinte, faz o rodízio com a outra turma. Então o aluno faz uma semana integral na escola e uma semana em sua residência.”

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
 

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