Acorda Cidade
“O profissional de saúde não é formado apenas com conhecimentos técnicos, porque sem amor nada acontece nesta área”. O recado foi dado pelo professor Cristiano Lôbo, diretor da FTC Feira de Santana, aos estudantes de Biomedicina, na abertura do workshop promovido pelo curso, na noite de quinta-feira (19), no Auditório Professora Terezinha Mamona. O evento marca a passagem do Dia do Biomédico, comemorado em 20 de novembro.
A importância do evento foi destacada por Cristiano Lôbo, que também é diretor de Operações da Rede FTC, para o crescimento dos futuros profissionais de Biomedicina. “Momentos como este são muito significativos para compartilhar conhecimentos”, frisou o professor, ressaltando ainda o empenho dos professores e alunos. “Eu acredito sucesso do curso”, enfatizou.
A coordenadora do curso, professora Hayana Leal Barbosa, também falou sobre o desempenho dos estudantes, que segundo ela já demonstram o DNA da FTC, “que une empreendedorismo e responsabilidade social”. Hayana destacou também a iniciativa e organização dos professores Alano Calheira, Guísala Mamona, Vinícius Mendes e Leila Falcão. A palestra de abertura foi proferida pela por Gabrielle Novais, doutora em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa.
Os diferentes pontos de vista sobre a Biomedicina foram discutidos em uma mesa redonda com a participação de Leila Falcão, mestra em Biologia e Biotecnologia de Microrganismo, e Juliana Lo Bianco, especialista em Hematologia. Nesta sexta-feira, a programação inclui palestra da bióloga Fernanda Carvalho se minicursos sobre Animais Peçonhentos: Cuidados e primeiros socorros; Noções em análises Clínicas; e Confecção de meios de cultura de microrganismos.