Educação

Apoio dos pais, ansiedade e determinação: estudantes falam sobre o primeiro dia de provas do Enem

O Enem tem duração de 5h.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Acontece a partir das 13h deste domingo (5) em todo o país o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas realizadas hoje são Redação e 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira –Inglês ou Espanhol–, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), além de outras 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Em Feira de Santana, o forte calor marca esse primeiro dia de Enem e muitos estudantes chegaram com antecedência aos seus locais de provas.

O Acorda Cidade esteve no Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG) e conversou com alguns candidatos sobre a expectativa do exame. O apoio dos pais, a ansiedade e também a confiança nos estudos foram os principais relatos dos candidatos.

Cris Marques dos Santos, moradora do distrito de Humildes estava acompanhando o filho Kadu Alberto, de 17 anos. Eles chegaram cedo para aguardar com tranquilidade a abertura dos portões.
Para ela, o Enem é uma porta de entrada para o futuro dos jovens e por isso sempre busca acompanhar e orientar o filho em suas decisões.

“Sou uma das grandes incentivadoras dele. Para que o futuro dele seja o melhor possível”, afirmou.

O jovem relatou que pretende seguir na área de tecnologia.

A estudante Cristiele dos Santos Santana, de 18 anos, moradora do bairro Tomba em Feira de Santana, relatou a reportagem que estava um pouco nervosa e ansiosa e que no período de preparação buscou também fazer técnicas de relaxamento e controle da ansiedade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Comecei a estudar tem pouco tempo e é a primeira vez que faço a prova. Tive incentivo da minha mãe, minha irmã e acredito que não é fácil. Saí de casa 11he trouxe os documentos, lanche e água”, afirmou.

Morador do bairro CIS, o estudante Cleiton Souza da Silva de 18 anos, relatou que é oriundo de escola pública e que se preparou para o Enem estudando sozinho em casa. Segundo ele, vai tentar dar o melhor diante dos conhecimentos adquiridos e das dificuldades.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu tenho um bom domínio das matérias. Fiz tudo em casa, não tive gestor para me auxiliar, por ser de escola pública há algumas dificuldades e a gente às vezes se depara com coisas que nunca viu”, comentou.

O estudante declarou que pretende seguir na área de administração.

O Enem tem duração de 5h.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Crispiniano de Santana Silva

Particularmente o que me assustou foi o baixo índice de candidatos que faltaram neste primeiro de provas coisa estranha pelo que notei em termo a ansiedade faz parte do processo