Educação e Inovação

Aplicativo desenvolvido por alunos do Senai de Feira pode ajudar a localizar vítimas de desastres naturais

Ideias inovadoras elaboradas durante a formação profissionalizante foram selecionadas na etapa estadual do Inova Senai.

aplicativo desenvolvido por estudantes do SENAI Feira de Santana
Foto: Divulgação/Senai

A dificuldade para se resgatar vítimas no Rio Grande do Sul, em meio à inundação, motivou alunos do Curso Técnico semipresencial em Desenvolvimento de Sistemas do Senai Feira de Santana a pensar num aplicativo que se comunica com drones para localizar pessoas. O Rescue Seeker (Buscador de Resgate, traduzido do inglês) é uma das 10 soluções baianas selecionadas para participar do Inova Senai Nacional.

A proposta surgiu durante uma aula do professor de Elétrica e Eletrônica Aplicada, Ivanildo da Silva, em que ele e os alunos debatiam sobre como a inovação pode ajudar a trazer soluções para problemas do dia a dia, desde os mais simples até os super complexos, como os desastres naturais.

aplicativo desenvolvido por estudantes do SENAI Feira de Santana
Foto: Divulgação/Senai

“Nos deparamos com a situação do Rio Grande do Sul, em que pessoas ficaram ilhadas e houve dificuldade para localizar vítimas. Surgiu, então, a ideia de se utilizar um drone com IA, o algoritmo Yolo v9, capaz de identificar pessoas e passar informações para equipes de resgate”, conta o instrutor.

A ideia virou projeto e, inscrita na etapa estadual do Inova Senai, avançou, ficando entre as cinco mais bem estruturadas. Com isso, a equipe ganhou uma Bolsa Empreendedor no valor de R$ 400, para cada estudante, por três meses. Ao mesmo tempo, o projeto passará por um programa de incubação, realizado em parceria com o Cimatec Startups, para aumentar o seu nível de amadurecimento, além de participar do Inova Nacional, representando o Senai Bahia.

aplicativo desenvolvido por estudantes do SENAI Feira de Santana
Levi Gama | Foto: Divulgação/Senai

“O desenvolvimento durou mais ou menos três meses, mas ainda estamos em aprimoramento. Nossa expectativa é ir longe com este projeto, pois acreditamos que ele pode ser muito útil e importante para os dias de hoje”, avalia o estudante Levi Gama Santos, 17, que está no segundo semestre do curso.

Critérios

Para apresentar as ideias desenvolvidas, os estudantes precisam, muitas vezes, buscar conhecimento em áreas novas para eles, como programação, legislação, cálculos e comunicação, por exemplo. Além disso, todos os projetos precisam apresentar um modelo de negócio, em que se mostre a sua viabilidade econômica e o mercado alvo do produto em que os alunos estão trabalhando.

A coordenadora do Núcleo de Inovação em Educação Profissional do Senai Bahia, Fernanda Mikulski, explica que a instituição possui uma base curricular que vai além do conteúdo teórico, focando no desenvolvimento de competências e habilidades alinhadas ao perfil profissional exigido pelo mercado.

“Aqui, os estudantes aprendem do conceito à prática e são incentivados a desenvolverem soluções criativas e negócios transformadores para o mercado e para indústria. A participação dos nossos alunos em desafios como esse, fomenta a cultura de inovação e transformação digital, além de valorizar talentos e conectar nossos alunos às tendências do mercado”, afirma.

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