Feira de Santana

Alunos, famílias e escola reunidos em homenagem a Feira de Santana

Durante o evento, a diretora da instituição, professora Cássia Braz, destacou a presença dos familiares das crianças.

Escola João Paulo I
Foto: Divulgação

Estudantes do 3º ano, suas famílias e parte da equipe da Escola João Paulo I (JPI) se reuniram para o lançamento do tradicional projeto Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre, realizado na última quinta-feira (27).

Durante o evento, a diretora da instituição, professora Cássia Braz, destacou a presença dos familiares das crianças. “Vocês vieram, deixaram trabalho… compromissos para dizer aos alunos que vocês acreditam neles. No mundo, muitos estão doentes [psiquicamente] por não terem essa presença”, pontuou.

Professora Karine Oliveira, integrante da coordenação do Ensino Fundamental I, esclareceu a função das famílias no Vivendo Feira.

“Vocês darão o apoio necessário, mas os pesquisadores são os estudantes. Entre as atividades a serem realizadas, eles terão que pesquisar sobre o bairro onde moram, a exemplo de saber onde fica o posto de saúde, e familiares acompanharão as crianças. O projeto tem a seguinte questão norteadora ‘Como Viver Feira Ontem, Hoje e Sempre pensando no que faz ela ser o principal centro urbano, político e comercial do interior da Bahia?’”, disse.

Escola João Paulo I
Foto: Divulgação

Jamile dos Anjos, mãe de Antônio dos Anjos, considerou a iniciativa muito importante.

“Sobretudo na faixa etária em que esses alunos estão. Entender sobre a cidade gera a identificação dos estudantes com a cidade, possibilita a eles as expectativas de futuro e contribui também para que as crianças perceberam a importância delas na história de Feira de Santana”, contou.

Vestida com trajes típicos da cultura nordestina, Ludmilla Macedo acredita que o projeto vai ser legal, divertido e que ela aprenderá bastante. O músico Pititiu e a cantora Celiah Zaiin apresentaram, entre outras canções, o Hino a Feira. Após o lançamento, houve um piquenique com comidas tradicionais da região, a exemplo do bolo de milho.

Mais sobre o projeto

O Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre envolve os componentes curriculares de História, Geografia e Língua Portuguesa. Ação pioneira da JPI, a iniciativa coloca alunos em contato direto com aspectos do município, tais como economia e cultura. Vivenciando mais Feira de Santana, estudantes compreendem a necessidade de resgatar e preservar a memória das origens feirenses, além de se identificarem como agentes transformadores do município.

Um dos pontos altos do projeto é a cantata das crianças na escadaria da prefeitura feirense no dia 18 setembro, uma homenagem à cidade no dia do seu aniversário. No Vivendo Feira alunos também realizam tour histórico por locais como o Museu Casa do Sertão, centro da cidade e Estádio Joia da Princesa, além de visitas aos distritos de Tiquaruçu e Humildes. O projeto é encerrado com espetáculo musical em dezembro, quando estudantes apresentam o que aprenderam ao longo do ano sobre Feira de Santana.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários