Há sete anos, a estudante Gessily Vitória Figueiredo Leite, de 16 anos, participa do desfile cívico de 7 de setembro, em comemoração ao Dia da Independência. O evento precisou ser cancelado nos últimos dois anos, por conta da pandemia de covid-19, mas este ano será realizado na Avenida Presidente Dutra.
Gessily Vitória é estudante do 3º do ensino médio do Colégio da Polícia Militar (CPM) Diva Portela e faz parte de um grupo de alunos da unidade escolar que irá desfilar este ano no evento. E por conta da proximidade com a data, os ensaios foram intensificados.
Segundo a jovem, em entrevista ao Acorda Cidade, o evento tem uma grande importância em sua trajetória escolar e com isso ela se tornou comandante de tropa.
“Eu participo de desfiles do 7 de setembro desde o 6º ano do ensino fundamental, quando entrei no CPM, e até hoje participo com muito prazer. Cada série que eu fui passando eu comandava, a partir do 7º ano, e hoje em dia eu sou coronela do colégio”, afirmou.
Ser chamada de coronela é um título conquistado dentro da instituição através das notas nas disciplinas e no comportamento do estudante.
“Em cada série aqui você vai passando por uma graduação e desde o 6º ano sempre fui graduada, e a graduação do 2º para o 3º foi de coronela por causa da somatória das notas de cada disciplina com as notas do aluno. Participar do desfile dá um nervosismo, tem aquela pressão, não sei explicar porque, mas é muito emocionante.”
A veterana confessa que desfilar no início tinha sua dificuldade, porém com o tempo e o esforço foi se aperfeiçoando. “É uma emoção muito grande, todo mundo fica olhando para você, que fica naquela pressão de não errar o passo, mas no final dá tudo certo, então é ótimo.”
De acordo com o Capitão da PM Wilson Júnior, comandante do Corpo de Alunos do CPM, os estudantes iniciam o treinamento para desfilar no 7 de setembro quando começa o ano letivo. A unidade escolar foi instalada em Feira de Santana desde o ano de 2005, e desde 2006 participa do evento.
“Nossa preparação para o 7 de setembro começa quando as aulas têm início, no começo do ano. Nesse período, nós passamos por alguns eventos, como o aniversário da própria escola, e isso já serve como base de treinamento para esse momento, que é o desfile da independência. Os alunos que estão matriculados na escola, desde o primeiro ano do ensino fundamental, que é o sexto ano, têm na sua grade curricular uma disciplina chamada instrução militar, que adapta os alunos à rotina castrense e ao desfile militar, e ao se aproximar a data nós intensificamos o treinamento”, explicou o comandante.
O capitão da PM Wilson Júnior explicou que um número limitado de alunos participa do 7 de setembro, e que a quantidade é escolhida pelo Exército, no entanto, o número de estudantes participantes se aproxima de 70%. Ele observou também que toda a rotina de ensaios ligados ao desfile obedece ao regulamento do exército.
“A rotina nossa em termo de desfile, de treinamento, está atrelada ao regulamento do exército. O que puxa o ritmo e a marcação é a nossa banda marcial, composta pelos alunos, e é bom observar que, por exemplo, em uma marcha composta por adultos, uma banda toca em um ritmo aproximado de 120 batimentos por minuto, no caso aqui das crianças e adolescentes nós puxamos para 80 batidas para que eles possam acompanhar com muita tranquilidade. O CPM participa de eventos como esse por três objetivos: o primeiro é festejar e comemorar a data do 7 de setembro, por ser de grande importância histórica no Brasil; o segundo é despertar nos alunos os valores cívicos e patriotas e o terceiro objetivo é preservamos o sistema castrense através do desfile militar.”
O comandante avalia que apesar de alguns alunos apresentarem algumas dificuldades na marcha, com o tempo todos acabam pegando o ritmo, além disso, os ensaios e a vontade participar do evento comemorativo traz uma grande euforia para todos.
“Os alunos ficam eufóricos, e posso asseverar que o 7 de setembro os alunos se empolgam e de fato traz uma grande importância histórica para o Brasil no contexto social e cultural do país. Estamos na reta final, e estamos fazendo hoje no CPM um treinamento, mas encerraremos de fato nos dias 5 e 6 no espaço do Derba.”
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram