Dizem que os filhos refletem as atitudes dos pais e não à toa pais e mães estão cada vez mais interessados em conteúdos relacionados à parentalidade. Até mesmo na hora de educar um filho, as reações e decisões do adulto terão impacto na formação da personalidade da criança.
“Uma boa educação demanda paciência, persistência e abertura para novos conhecimentos, que possam tornar o cuidado com os filhos algo mais leve, prazeroso, além de bem-sucedido”, comenta Bruno Piva, CEO da Piva Educacional, startup que ajuda crianças e adolescentes a criarem autonomia para estudar.
Para ajudar os pais que se encontram nessa jornada, Piva separou cinco livros que abordam comportamentos infantis, com dicas e orientações práticas sobre como agir em diferentes situações. Confira:
1- Por dentro da cabeça do seu filho – Nigel Latta
A obra aborda como os pais podem dar atenção da maneira e na quantidade certas. Orienta também como falar com a criança, melhorar o relacionamento e a resolução de problemas relacionados à alimentação e ao sono.
2- Meu filho me enlouquece! – Isabelle Filliozat
Voltado à educação de crianças entre 6 e 11 anos, a autora aborda questões do comportamento infantil e o que existe por trás de atitudes consideradas más.
3- Educando crianças geniosas – Dr. James DobsonJames Dobson é um psicólogo que já atendeu diversas famílias e seu livro é a soma dessas experiências, com orientações para que pais consigam lidar com filhos rebeldes e torná-los adultos responsáveis. A obra aborda também temas como autoestima, hiperatividade e dislexia.
4- Como educar no século XXI? O guia antipânico para pais e mães – Pati Curi, Patricia Chaccur, Tiago TamboriniO livro reúne 21 questionamentos para ajudar pais a lidarem com seus filhos, da infância até a maioridade. Alguns assuntos abordados são bullying, nudes, uso do celular, consumo de álcool, sexo e escolha da profissão.
5- 20 regras de ouro para educar filhos e alunos – Augusto CuryAutor de diversos best-sellers, Augusto Cury dedica esse livro a pais e professores. Entre as regras de ouro abordadas na obra, estão: compreender o “eu” maduro e imaturo, colocar limites, pacificar a mente, não criticar excessivamente, prevenir a intoxicação digital e não piorar a outra pessoa.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram