Leitura

Feira Literária de São Sebastião do Passé acontece entre os dias 26 e 28 de agosto

Bule-Bule, um dos mestres da cultura popular nordestina mais renomados do Brasil, será o grande homenageado do evento.

flipassé alunos
Flipassé | Foto: Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé

São Sebastião do Passé, distante 65 km de Salvador, é o próximo destino dos apaixonados pela leitura que estão celebrando a efervescência literária na Bahia. Entre os dias 26 e 28 de agosto, a cidade de São Sebastião do Passé vai se transformar em uma Vila literária, com direito a lançamentos, sessão de autógrafos, bate-papo com autores, contação de história, leituras mediadas e muitas oficinas. “Vamos ocupar a cidade com alegria, poesia e livros”, anuncia a curadora Márcia Mendes que reservou espaço na programação para apresentações espontâneas. Moradores foram estimulados a mostrar seus talentos nas áreas de dança, cantoria, poesia e até slams, batalhas de rimas.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Bule-Bule, um dos mestres da cultura popular nordestina mais renomados do Brasil, será o grande homenageado do evento. O reconhecimento em vida do artista popular baiano é também uma forma de valorizar as tradições e ascendência africana na cena musical e de todas as outras manifestações do arcabouço artístico.

A abertura do evento acontecerá na manhã do dia 26 com a Caminhada Literária da Banjac. A Lira de Maracangalha, comandada pela Maestrina Sônia Oliver, promete despertar os moradores locais para o gostinho pela arte e literatura. Escritores naturais do município, como os autores Alberto Valente, Eva Dantas, Veri Menezes, Matheus Lago, Liandra Veiga, Emile Lima, e os ilustradores Camila Oliveira e Joedson Rosa terão destaque especial na curadoria colaborativa especialmente planejada pela escritora Marcia Mendes, que nasceu em Catu, mas se considera uma sebastianense de coração.

O encontro de Bule-Bule com o povo acontece na Casa do Livro, na Praça 12 de Outubro, às 10h30 do dia 27. No dia seguinte, às 8h30min, nova homenagem a Bule-Bule. O artista será biografando pelo agente artístico Denison Monteiro e estudantes da Rede Municipal de Ensino. “A intenção é trazer a escola e a comunidade para esse palco. A Flipassé já vem acontecendo ao longo do ano nas salas de aula. A literatura é viva”, celebra Márcia Mendes.

A Praça 12 de Outubro será ocupada por coletivos literários e as produções de autores independentes da Bahia. Já estão confirmadas as presenças da Confralib, com as autoras Palmira Heine e Celina Bezerra, do Vixi Bahia Literário, com a presença de Luh Oliveira Poesia, do Farol de Leitura com as autoras Lucianna Ávila e Carla Chastinet, do Studio Palma com a autora e curadora da Feira Literária de Mucugê (Fligê) Ester Figueiredo e da Livraria Raiz com presença de Katiana Rigaud, Sérgio, Simone Caetano e do cordelista Franklin Costa, além da participação das editoras Segundo Selo, Ereginga Tertúlias e Arpillera.

flipassé alunos
Flipassé | Foto: Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé

Além de atividades gratuitas para leitores de todas as faixas etárias, a Flipassé promoverá painéis literários para educadores. Um deles “Letramentos literários e a formação de professores/as” terá como expositora a Doutora em Letras pela Uneb, Pós-Crítica e Diretora do Departamento de Linguística, Literatura e Artes – DLLARTES (campus Alagoinhas) Áurea da Silva Pereira. A Uneb acolhe a Flipassé com apoio científico.

Outra grande novidade é a Biblioteca Móvel de Extensão (Bibex) – uma biblioteca pública integrada ao Sistema de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que marcará presença na segunda edição da Flipassé. A festa literária será encerrada com o espetáculo poético musicado Maria Um mar de poesias, que traz ao palco principal do evento um tecer ancestral com histórias, cantos do manguezal vivenciadas por mulheres negras marisqueiras. “Elas aprenderam a tirar do mangue o sustento e o lazer. “Assim, a nossa terra São Sebastião do Passé, descendentes de fortes e bravos conecta-se com as variadas linguagens para seguir novas travessias”, conclui Mendes.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários