Feira de Santana

2 adolescentes que cumprem medida socioeducativa em Feira de Santana ganham bolsas de iniciação científica da Uneb e CNPq

Por 12 meses, os jovens integrarão o projeto “Da literatura aos sujeitos concretos: as conflitualidades das práticas socioespaciais"

Foto: SJDH
Foto: SJDH

Dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundac, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em Feira de Santana, foram contemplados com bolsas de iniciação científica júnior, oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Com o benefício, no valor de R$ 300, os educandos integrarão o projeto “Da literatura aos sujeitos concretos: as conflitualidades das práticas socioespaciais”, durante um período de doze meses.

Os jovens foram selecionados pelo Colégio Estadual Paulo VI, localizado em Feira de Santana. O critério usado pelos educadores foi o rendimento escolar na disciplina de geografia. A inscrição foi realizada pela professora e orientadora Janeide Bispo dos Santos, que também é titular do Departamento de Educação da Uneb, em Feira de Santana. O Programa de Iniciação Científica Júnior busca promover a experiência científica para estudantes da Educação Básica da Rede Pública do Estado da Bahia. Foram ofertadas 100 bolsas pela Uneb e outras sete vinculadas ao CNPq.

Os contemplados estão matriculados no Colégio, que possui anexo dentro da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Juiz Mello Mattos. Um deles tem 18 anos e cursa o Tempo Juvenil 2 – etapa 7, equivalente ao 3º ano do Ensino Médio; e o outro tem 15 anos e cursa o Tempo Juvenil 2 – etapa 5, equivalente ao 8º/9º ano do Ensino Fundamental 2.

De acordo com a gerente da unidade socioeducativa, Sued Gomes, a conquista é resultado de um esforço conjunto das profissionais do Colégio e das educadoras da Case, voltados para o suporte e reforço escolar dos/as educandos/as; além da garantia de um direito básico que é o acesso dos adolescentes à educação.

O projeto para o qual os educandos foram selecionados integra a linha “Trabalho Educativo e Ensino de Geografia”, do Grupo Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE). A prática proposto será a leitura e reflexão dos romances ‘Torto Arado’ e ‘Salvar o Fogo’, de autoria do escritor Itamar Vieira Júnior; além da orientação que irá ocorrer nas aulas de geografia, e da elaboração de relatório final.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Maria Sousa

Só o Brasil a educação privilegia quem não merece .triste demais por ser professora

Ilma Mendes Dos Santos

Meu bem todos precisa de oportunidade cada um tem sua inteligência vamos agradecer a Deus vamos resgatar nossos jovens todos merecem a oportunidade

Ana Oliver

Como educadora que diz ser, a colega deveria ter outra visão em relação aos adolescentes privados de liberdade. Parabéns ao Colégio pela iniciativa dada oas educandos privados de liberdade.

Hioly

Que projeto maravilhoso! São de iniciativas como está que precisamos. Preencher a mente desses jovens com educação, sonhos e vontade de vencer ! Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏