Reconhecimento

Vipal fica em primeiro lugar do setor de Plásticos e Borracha do ranking Valor 1000

A companhia figura no anuário de empresas brasileiras publicado pelo jornal Valor Econômico, que traz indicadores exclusivos de avaliação.

Renan Batista Patrício Lima, CEO da Vipal (ao centro), Tiago Joaquim Afonso, Diretor de Desenvolvimento Comercial e Digital da Editora Globo, e Catherine Vieira, Editora Executiva do Valor
Renan Batista Patrício Lima, CEO da Vipal (ao centro), Tiago Joaquim Afonso, Diretor de Desenvolvimento Comercial e Digital da Editora Globo, e Catherine Vieira, Editora Executiva do Valor | Foto: Flavio Santana

Referência mundial em reforma de pneus e líder de mercado na América Latina, a Vipal Borrachas conquista, pela primeira vez, o topo do ranking Valor 1000 na categoria Plásticos e Borracha. A companhia figura no anuário de empresas brasileiras publicado pelo jornal Valor Econômico, que traz indicadores exclusivos de avaliação das maiores companhias do país por receita líquida.

De acordo com a organização do prêmio Valor 1000, a avaliação das companhias considera critérios contábeis e financeiros, como receita líquida, crescimento médio anual da receita líquida nos últimos cinco anos, alavancagem financeira e cobertura de juros, e práticas ESG. Ou seja, a grande vencedora de cada setor é reconhecida pelo desempenho financeiro e por suas ações voltadas às práticas ambientais, sociais e de governança.

“Ao longo dos últimos dois anos, a Vipal Borrachas vem aprimorando e desenvolvendo a sua gestão de custos industriais e financeira, contribuindo com a manutenção de margens operacionais saudáveis e geração de caixa. Esta gestão eficiente é o grande pilar de sustentação para o bom desempenho da companhia em 2023 e que continua rendendo bons frutos para o ano de 2024”, afirma Renan Batista Patricio Lima, CEO da Vipal Borrachas.

Além disso, ainda em 2023, a Vipal adquiriu a unidade da Marangoni no Brasil, subsidiária da empresa italiana do segmento de reforma de pneus com relevância global, presente no Brasil desde o final da década de 90. “Uma aquisição estratégica para expandir o portfólio de produtos para reforma e que hoje também contribui para que siga atendendo a demanda do mercado global com produtos de alta performance e a solução completa em termos de reforma de pneus”, relata o CEO.

Por todas essas questões, Lima, que esteve presente no evento de premiação do Valor 1000, realizado nessa segunda-feira, dia 16, em São Paulo/SP, salientou a importância do reconhecimento de um veículo com tamanha credibilidade às empresas brasileiras e agradeceu a distinção conferida à Vipal. “Somos uma companhia consolidada, com 51 anos de história, e continuamos com o desejo de construir a marca com esse olhar para o futuro. Esperamos seguir otimizando nossa estrutura de governança, compliance e transparência ao longo do ano de 2025 e queremos continuar crescendo sem nunca perder de vista a qualidade de nossos produtos e excelência no atendimento prestado”, destaca.

O ranking completo, com as 1000 maiores companhias brasileiras em destaque, integra a 24ª edição do anuário Valor 1000, que já está em circulação desde terça-feira, dia 17. Elaborado conforme critérios homologados pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com a chancela da Serasa Experian, o Valor 1000 é uma das mais respeitadas publicações na área de negócios do País e consolidou-se, ao longo de sua trajetória, como valioso instrumento de consulta e análise do segmento empresarial brasileiro.

Outro ranking no qual a Vipal também figura este ano é o Exame Melhores e Maiores 2024, em circulação desde quarta-feira, dia 18. A companhia ocupa a 5ª colocação entre as melhores do setor Petróleo e Químico, subindo 15 posições em comparação à edição do ano anterior, quando ficou em 20ª.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários