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A expectativa para o comércio baiano no mês da Páscoa deste ano é de um crescimento nas vendas, no setor de hiper e supermercados, de 14,9% na comparação com o mesmo mês de 2018. Contudo, é importante observar que no ano passado a data comemorativa foi no primeiro dia de abril, o que elevou as compras no final de março. Então, neste caso, o efeito calendário dificulta essa compreensão comparativa, alerta a Consultoria Econômica da Fecomércio-BA.
De qualquer forma, trata-se de um cenário positivo que corresponde ao dado de intenção de consumo das famílias soteropolitanas (ICF), indicador da Fecomercio-BA, que aumentou em um ano cerca de 16% e, especificamente o item que indica o consumo nos próximos meses, registrou aumento de 33% em 12 meses.
E quanto aos preços dos alimentos e bebidas relacionados à Pascoa, a batata-inglesa será a “grande vilã”, da cesta, já que subiu 94,13% em 12 meses, de acordo com IPCA-15 da região metropolitana de Salvador. Outra alta significativa foi a do pimentão (31,63%), além dos aumentos de Cebola (28,01%), Alho (21,35%), Ovo de Galinha (13,5%) e Tomate (8,28%). Estes ficaram bem acima da inflação média do grupo de alimentos e bebidas, 5,69%.
Por outro lado, o preço médio dos pescados caiu 3,89% e outras bebidas alcoólicas (exceto cerveja) recuaram 3,43%, o que são produtos mais caros, principais na ceia e que colaboram com o orçamento das famílias amenizando os gastos.
E o valor dos ovos de Páscoa tende a estar num patamar similar ao do ano passado, porque o item chocolate em barra e bombom subiu 1,53%.
Portanto, a Fecomércio-BA avalia que comércio deve comemorar um saldo positivo na Pascoa deste ano, data importante para o setor supermercadista. Assim, o varejo deve acompanhar o ritmo de consumo neste período para projetar o comportamento para a principal data comemorativa do setor no primeiro semestre, o Dia das Mães, no mês seguinte.