Se 2009 não deixou saudades para o mercado de veículos usados, este ano o segmento tem atingido recordes consecutivos. Desde o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os veículos zero quilômetro, em abril deste ano, o mercado de veículos seminovos retomou a competitividade. E está vendendo como nunca.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o volume de vendas de usados teve seu melhor resultado da história em agosto, quando foram licenciados 787,1 mil veículos, entre carros e comerciais leves, o que representa uma alta de 6,4 em relação a julho.
No acumulado do ano, foram licenciados 5,2 milhões de veículos, num crescimento de 18,6% em relação ao mesmo período de 2009, quando foram comercializadas 4,4 milhões de unidades. O resultado dos oito primeiros meses deste ano já é superior, inclusive, ao volume de vendas no mesmo período de 2008. Na época, com uma forte pujança no mercado, foram vendidos 4,8 milhões de usados. Esta recuperação dá novo fôlego a um setor que viu no primeiro semestre do ano passado uma retração de cerca de 10% nas vendas. As informações são do A Tarde.