Acorda Cidade
Mal acabou o Carnaval e os consumidores já começaram a correr até as lojas para aproveitar descontos na venda de mercadorias. Com várias liquidações pela frente, especialistas dizem que é importante ficar atento ao endividamento, já que o início do ano tradicionalmente são de gastos excessivos.
Mas o alerta deve ser redobrado: o consumidor enfrentará nos próximos meses reajustes em despesas do dia a dia e por isso terá que apertar ainda mais o orçamento familiar. Há previsões de que, por exemplo, a conta de luz aumente 8% e os remédios também fiquem pelo menos 6% mais caros.
Inadimplência – O economista Paulo Dantas da Costa, do Conselho Federal de Economia (CFC), faz um alerta sobre o endividamento, que tem crescido nos últimos meses. Ele afirma que a economia brasileira está pagando pela facilidade de acesso ao crédito, promovida pelo governo como forma de combater a crise mundial de 2009.
Dados do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor apontam, em janeiro deste ano, a maior taxa de crescimento desde 2002.
Veja dicas para sair do vermelho
Orçamento – Liste todas as suas dívidas, uma a uma, contendo valor devido, nome da instituição e os juros mensais
Pagamento – Você deverá pagar as dívidas de maior taxa de juros primeiro
Controle – Você terá de controlar, com precisão de centavos, tudo o que você ganha e gasta. As informações são do A Tarde