Economia

Organização antecipada para declaração do Imposto de Renda pode evitar contratempos

Com a proximidade do período de declaração do Imposto de Renda, preparar-se com antecedência pode ser importante para não cair na malha fina

Imposto de Renda
Foto: Daniel Ribeiro Cortart Arastoro/Pixabay

Um novo ano começou e com ele vêm novas metas, oportunidades e obrigações fiscais. Para milhões de brasileiros, o início de 2025 também significa se preparar para a declaração do Imposto de Renda. Embora o prazo de entrega comece apenas em março, a organização antecipada pode evitar dores de cabeça.

Organizar-se antecipadamente traz diversas vantagens, especialmente para quem busca praticidade e tranquilidade. Contribuintes que enviam suas declarações logo no início do prazo têm mais chances de receber a restituição nos primeiros lotes, desde que não haja inconsistência.

Além disso, antecipar o preenchimento evita surpresas desagradáveis, como erros ou omissões, garantindo tempo hábil para correções antes do prazo final e reduzindo riscos de multas ou complicações com a Receita Federal.

“Ao reunir a documentação e preencher a declaração antecipadamente, você tem uma visão mais clara de suas finanças. Isso permite identificar oportunidades de deduções legais e ajustes no seu planejamento financeiro. Deixar para enviar a declaração nos últimos dias pode gerar estresse desnecessário devido ao acúmulo de tarefas e às possíveis instabilidades no sistema da Receita”, afirma Ana Paula Borges, professora dos cursos de gestão de negócios e pedagogia e coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Universidade Salvador (Unifac).

Os documentos necessários para a declaração incluem RG, CPF, comprovante de residência, além dos informes de rendimentos do trabalho e de aplicações financeiras. Também é essencial reunir recibos de despesas médicas e educacionais, bem como documentos de imóveis, veículos e extratos de previdência.

Erros que podem levar à malha fina

A professora Ana Paula Borges alerta sobre os erros na declaração que podem levar os contribuintes à malha fina. Entre os equívocos mais comuns está a digitação incorreta de números e valores, despesas incompatíveis com a renda declarada, a falta de registro de bens no patrimônio e a omissão de rendimentos.

“Quando a pessoa não informa os rendimentos recebidos ou informa um valor inferior, ou não declara o valor recebido por trabalhos temporários ou estágios, seu ou de seus dependentes, pode resultar em inconsistências no cruzamento de dados”, reforça a docente.

Além disso, despesas médicas não confirmadas ou que não são dedutíveis, como a compra de medicamentos, também podem gerar problemas. “É fundamental revisar todas as informações antes do envio, garantindo que os valores correspondam aos documentos oficiais, como informes de rendimentos e recibos médicos”, conclui a especialista.

Apoio contábil e fiscal para a população

Desenvolvido pela Receita Federal em parceria com a Universidade Salvador (Unifacs), o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto de extensão contínuo, que tem o objetivo de oferecer apoio a microempresas, microempreendedores individuais, contribuintes hipossuficientes e entidades sem fins lucrativos.

Em 2024, o NAF Unifacs Feira de Santana realizou 6.206 atendimentos, conquistando o 3º lugar na lista regional dentre os núcleos da Bahia e de Sergipe e ficando com a 14ª posição de assistências prestadas pelo ranking nacional.

Dentre os serviços oferecidos, estão: orientação contábil e tributária, planejamento financeiro e estratégico, modelagem de negócio para a comunidade, além de diversos serviços para regularidade discal de pessoas hipossuficientes.

Os contribuintes que necessitarem de auxílio para a declaração do imposto de renda 2025 ou algum outro serviço fiscal, podem realizar o agendamento para a assessoria através do e-mail [email protected] ou pelo Instagram @nafnupacfsa. Em Feira de Santana, os atendimentos do NAF Unifacs acontecem no Campus Santa Mônica, localizado na Rua Tinto, nº 152, nas segundas-feiras (9h às 12h) e quartas-feiras (15h às 17h).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários