Gabriel Gonçalves
Quem precisou abastecer o automóvel na manhã desta sexta-feira (25), em Feira de Santana, foi surpreendido mais uma vez com os novos valores expostos.
Em algumas unidades, o preço já ultrapassou o valor de R$ 7, sendo que no dia de ontem, motoristas ainda encontravam o litro da gasolina pelo preço de R$ 6,93.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Luigi Freitas de Souza estava abastecendo o veículo em um posto de gasolina na Avenida Getúlio Vargas. Ao Acorda Cidade, ele contou que desta forma ficará mais difícil com quem trabalha de forma autônoma.
"Do jeito que está, não dá para trabalhar de jeito nenhum, ainda mais quem trabalha de forma autônoma com os veículos. Ontem eu abasteci meu carro, estava com um valor e hoje já é outro valor. Realmente, é um grande susto que a gente toma, e caso não esteja preparado, acaba nem abastecendo a quantidade que desejava. Eu não trabalho com o veículo, mas fico imaginando as pessoas, os motoristas de transporte alternativo, motorista de aplicativo, o quanto não sofrem. A gente vai ter que parar na sinaleira e desligar o motor, ir trabalhar de bicicleta, a pé, vai ter que ter alguma economia dessa forma", disse.
Segundo o frentista do posto Victor Souza, os novos valores foram alterados ainda na tarde de ontem (24).
De acordo com o portal g1, o início da invasão da Ucrânia pela Rússia derrubou as bolsas de valores e, à medida que os investidores fogem dos investimentos de risco, sobem também os preços das commodities (produtos de origem agropecuária ou de extração mineral), em especial, o petróleo.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Procurado pela produção do Acorda Cidade, o economista e professor universitário René Becker esclareceu que ainda é muito cedo afirmar que os preços do combustível terão alteração direta por conta da guerra.
"No momento ainda não temos uma resposta concreta porque o fato ainda é muito recente, mas inicialmente nós podemos afirmar que a invasão pela Rússia poderá gerar impactos não só para o Brasil, como para o mundo inteiro. Isso vai depender do quanto isso vai durar. Com relação ao preço da gasolina ou dos derivados do petróleo, teremos uma alteração nestes preços de forma negativa, porque o petróleo foi cotado ontem por 105 dólares o barriu, encerrando o dia por 99 dólares. Essa guerra, consequentemente, irá trazer efeitos negativos, que ainda são prematuros. Nossa perspectiva é que estes efeitos não sejam maléficos para o nosso país", destacou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia