Acorda Cidade
A pandemia do novo coronavírus alterou completamente a vida das pessoas e a rotina dos negócios. Com as medidas de distanciamento social adotadas para conter a propagação da Covid-19, muitas empresas tiveram que se adaptar a essa nova realidade e vêm apostando nas vendas online.
Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indicam que desde a primeira quinzena de março até abril foi registrado um crescimento acumulado de quase 40% na venda online de produtos.
Especialista em comunicação e marketing digital, o professor dos cursos de Comunicação da UNIFACS Antônio Netto acredita que essa digitalização dos negócios estava em curso nos últimos tempos e foi acelerada pelo cenário de pandemia.
“Já existia uma capacidade técnica para o digital nas empresas, mas não havia ainda uma cultura online dos negócios implementada, e o isolamento social expôs a necessidade desses negócios se adaptarem rapidamente para alternativas digitais”, avalia o professor.
Desde padarias que passaram a funcionar em sistema de delivery até escritórios que começaram a oferecer seus serviços exclusivamente online, todos tiveram que se readaptar e, na visão do especialista, isso é algo que não deve voltar atrás.
Mas nesse cenário, quais cuidados devem ser observados na hora de vender produtos e serviços na internet? O professor da Unifacs separou algumas dicas.
Tenha uma estratégia – é preciso criar um planejamento do negócio para o digital. De acordo com Netto, pensar quais serão as ferramentas utilizadas e estruturar a adaptação são importantes. “Por exemplo, a venda será feita por aplicativo? Como vai funcionar o sistema de entregas? Tudo isso precisa ser planejado”, orienta.
Escolher a plataforma – Existe hoje uma infinidade de plataformas para a incursão online das empresas. Aplicativos de delivery, mídias sociais, sistemas de e-commerce são algumas opções. A escolha vai depender da estratégia planejada e do que você precisa para o seu negócio.
Nutrir essa presença online – “Estar online não significa necessariamente que as vendas vão acontecer de forma mágica e espontânea”, pondera o professor. É necessário entender as dinâmicas de cada plataforma para poder criar formas de divulgação e fazer com que o produto e o serviço ofertados online sejam vistos. Além disso, é preciso também interagir com o público nesses canais.