Dólar

Ministro da Fazenda afirma que câmbio de R$ 2 'veio para ficar'

Quanto aos Estados Unidos, ainda existe expectativa de retomada do aquecimento econômico

Acorda Cidade

 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, considerou “razoável” o atual nível do câmbio, com a oscilação do dólar em torno de R$ 2 ou um pouco acima disso.
 
Mantega afirmou durante a 32ª Reunião do Fórum Nacional da Indústria, em São Paulo, que o dólar nesta faixa “veio para ficar”.
 
O ministro ressaltou que, mesmo com a demanda mais baixa no mercado mundial, as exportações de manufaturados têm melhorando, enquanto as importações diminuem. Uma consequência da valorização do dólar é que a busca de empréstimos externos fica mais cara, levando o setor a explorar mais as operações de crédito no mercado interno.
 
Por enquanto, o “o crédito continua um pouco retraído”. Mas, com a inflação sob controle, isso “abre condições para maior crescimento da economia”.
 
Para este fim de ano, o ministro espera um bom desempenho do mercado interno, por que houve aumento da massa salarial, com os reajustes obtidos por várias categorias, e o poder de compra vai aumentar com a entrada dos recursos extras do décimo terceiro salário. Ele estima crescimento em torno de 4% para 2013.
 
Sobre o cenário externo, Mantega disse que o mais provável é que permaneça no próximo ano quadro desfavorável de 2012, em razão, sobretudo, da queda de demanda na Europa. Quanto aos Estados Unidos, ainda existe expectativa de retomada do aquecimento econômico
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários