Negócios

Lojas decoradas têm mais sucesso nas vendas

Ambiente convidativo, confortável e com personalidade tem o poder de influenciar na decisão de compra dos clientes

Acorda Cidade

Realizar uma venda única não é uma tarefa muito difícil para quem tem um comércio. O verdadeiro desafio está em conseguir fidelizar um cliente, e a decoração tem grande influência nisso. Não sabe por quê? Eu te explico.

Diversos fatores são capazes de contribuir ou prejudicar a impressão que será passada para o consumidor. Este, por sua vez, ao buscar um produto, inconscientemente, busca também por uma experiência. Não é somente a qualidade de um item que irá conquistar o cliente, mas, sim, um conjunto com atendimento, identificação e satisfação.

Além de chamar a atenção de quem está passando, uma decoração bem feita também aumenta a credibilidade do negócio ao mostrar preocupação com a própria imagem e com o bem-estar do cliente. O design tem o potencial de influenciar aspectos sensoriais e deixar impressões, da mesma maneira que a música.

De acordo com estudo da POPAI Brasil, cerca de 85% dos consumidores chegam a uma decisão de compra quando estão em uma loja graças à experiência. Se esse índice ainda não te convenceu de investir na decoração do seu comércio, deveria, porque estar um passo à frente em momentos de crise é fundamental.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a causar uma experiência positiva, mas o primeiro passo é definir uma identidade visual que represente a marca. Caso não consiga fazer sozinho, contrate alguém para isso, pois é realmente muito importante. A identidade visual vai ajudar a atrair o público esperado para o seu negócio.

Alguns fatores devem ser levados em conta na hora da ambientação – entre eles está a paleta de cores, a disposição dos móveis, a iluminação e a circulação de ar. Ter plantas, poltronas, para acomodar acompanhantes; confira até mesmo a possibilidade de ter uma geladeira, para servir bebidas refrescantes, também contribui com a entrega de conforto e funcionalidade para quem está na loja.

Se a primeira impressão é a que fica, dar atenção para as vitrines é mais do que essencial. Fuja do comum e insira elementos decorativos, que, além de reforçar a identidade da marca, também ajudem a dar destaque para o que está em exibição. E não se esqueça de mudar com frequência, pois o ideal é criar um planejamento temático para conseguir organizar como a decoração será feita, tanto nos períodos sazonais, quanto nas datas comemorativas.

Por fim, verifique se há espaços livres e se eles estão bem distribuídos. A organização do ambiente deve ser feita priorizando a visualização de produtos e considerando a circulação dos clientes.


 

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