Economia

Dicas para a Declaração do Imposto de Renda 2025: o que muda e como evitar erros

Imposto de renda
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A temporada de declaração do Imposto de Renda 2025 está prestes a começar, e os contribuintes precisam estar atentos às exigências para envio, evitando erros e inconsistências que possam levar à malha fina.

Embora a Receita Federal ainda não tenha divulgado todas as informações atualizadas, estima-se que o prazo para envio da declaração do IR 2025 será de 17 de março a 30 de maio, e algumas alterações importantes foram feitas em relação ao ano anterior.

Segundo a Receita Federal, entre as principais novidades estão ajustes na tabela de isenção, obrigatoriedade de informação sobre criptomoedas e mudanças no preenchimento automático da declaração. A tabela de isenção, até o momento, permanece a mesmo do ano anterior, de R$ 2.259,00 mensais.

O modelo pré-preenchido ainda continuará disponível para uma entrega mais eficaz, que inclui dados de despesas médicas automaticamente, facilitando o processo e reduzindo a margem para erros de digitação.

Quem deve declarar?

  • · Os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,20 em 2024 devem enviar a declaração.
  • · Quem teve rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte: quando o total for acima de R$ 200.000,00;
  • · Quem teve ganho de capital na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência do imposto;
  • · Quem realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
  • · Quem teve receita bruta anual superior a R$ 153.199,50 em atividade rural;
  • · Quem possuía bens ou direitos de valor superior a R$ 800 mil.
  • · Quem possuir bens ou direitos no exterior, em nome de entidades controladas, e optou por declarar esses bens como se fossem diretamente seus;
  • · Quem tinha, em 31 de dezembro, a titularidade de trust ou de contratos estrangeiros similares ao trust.

Erros comuns e como evitá-los

A mestra em contabilidade financeira e docente de ciências contábeis da Estácio, Jheneffer Silva Santos Duarte, alerta que inconsistências nos valores declarados são os principais motivos para a malha fina. “Muitos contribuintes erram ao digitar valores incorretos ou ao não incluir rendimentos de dependentes. Outro erro comum é esquecer de informar rendimentos de aluguéis e outras fontes de renda tributáveis, inclusive valores recebidos de pix”, explica.

Jheneffer reforça que a falta de recibos e comprovantes também pode gerar problemas: “Ao declarar despesas médicas e educacionais, por exemplo, é essencial guardar os documentos que comprovem esses gastos. A Receita pode solicitar a documentação a qualquer momento”.

O envio em atraso ou com inconsistências pode resultar em acréscimos e multas. No ano passado quase 2 milhões de contribuintes enviaram suas declarações fora do prazo, o que representa cerca de 4% do total de declarações enviadas.

A Receita Federal também divulgou que a prioridade na restituição segue a mesma ordem de anos anteriores, beneficiando idosos acima de 80 anos, contribuintes com doenças graves, professores e quem optou pelo modelo pré-preenchido. “Os primeiros lotes começam a ser pagos a partir de 31 de maio, e o cronograma completo será divulgado nos próximos meses”, informa.

Com a proximidade do início do prazo, os especialistas recomendam que os contribuintes organizem desde já toda a documentação necessária para evitar contratempos. “O planejamento é essencial para evitar a pressa de última hora e minimizar erros que podem resultar em penalizações”, finaliza.

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