Para quem está pensando em trocar de veículo ainda este ano e busca um modelo econômico, há várias opções no mercado que oferecem baixo consumo de combustível e bons custos de manutenção. Um levantamento feito pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos (PBEV), com 36 marcas, lista 947 modelos dos mais econômicos para aqueles com consumo maior.
“O consumidor pode tomar sua decisão de compra de forma mais assertiva, através de pesquisas como essa. Já para quem está com um carro de alto consumo, talvez esse seja o momento de fazer a troca por um mais econômico, mas que atenda às suas necessidades”, disse Ycaro Martins, CEO e sócio-fundador da Vaapty, que é pioneira do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos.
Entre os modelos mais eficientes de 2024, a pesquisa listou modelos elétricos:
- BYD Dolphinn, GS 180EV
- Renault Kwid, Intense
Já na categoria compacto com propulsão a combustão, os mais econômicos são:
- Hyundai HB20 1.0
- Chevrolet Onix Plus 1.0.
Para quem está em busca de um SUV, o carro à combustão mais econômico em destaque foram:
- Utilitário Esportivo Compacto Renault Kwid 1.0;
- Volvo XC40 P6 Recharge (modelo elétrico que se destacou na categoria)
Ycaro Martins alerta que a escolha de um carro econômico precisa ir além do valor de compra e venda, pois é preciso pensar na manutenção do veículo como um todo a longo prazo: “escolher um carro mais econômico envolve uma série de fatores que vão além do preço de compra. É importante levar em conta o consumo de combustível, os custos de manutenção, a depreciação, e as necessidades particulares de cada motorista”, alerta o CEO da Vaapty.
Quando o assunto é meio ambiente, os veículos a combustão com menores índices de emissões de CO2, são:
- Renault Kwid 1.0
- Chevolet Onix Plus 1.0
- VW Polo TSI Manual
- Chevrolet Onix 1.0
“Para quem deseja um veículo menos poluente, os modelos mais leves consomem menos combustível. Os compactos e subcompactos geralmente são mais econômicos do que SUVs e sedãs grandes. Já os carros com design aerodinâmico também tendem a ser mais econômicos, pois enfrentam menos resistência do ar, especialmente em velocidades mais altas”, disse Ycaro Martins.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram