Consumidores pagam 44,94% de impostos em nova TV para a Copa

A alta se deve ao fato de que, em 2006, o governo reduziu a alíquota do IPI. Veja a evolução dos impostos em outros produtos.

Os consumidores interessados em comprar um novo televisor para assistir aos jogos da Copa do Mundo neste ano terão de pagar 44,94% de impostos, pouco mais de 6 pontos percentuais acima do índice em 2006, segundo estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).
Essa alta, segundo o presidente do Instituto, João Eloi Olenike, se deve ao fato de que, em 2006, o governo reduziu a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os aparelhos para estimular as vendas.

De acordo com os dados, além da TV, apenas o refrigerante registrou alteração nos tributos nos últimos quatro anos, passando de 45,11% para 45,80%. Nesse caso, diz o IBPT, houve uma readequação da margem de lucro das empresas.Entre os outros produtos listados, há incidência de 54,8% de impostos sobre a cerveja e de 34,67% sobre as camisas e calções de times. Esses e outros cinco itens tiveram queda na tributaçã no período, motivada principalmente pelo fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).

Veja a evolução dos tributos nos últimos quatro anos: 

Itens
2006
2010
BOLA
47,69%
46,49%
CAMISA/CALÇÃO
35,33%
34,67%
TELEVISOR 29 POLEGADAS
38,34%
44,94%
BANDEIRA
37,40%
36,20%
APITO
35,68%
34,48%
CERVEJA
56,00%
54,80%
REFRIGERANTE
45,11%
45,80%
PIPOCA
36,02%
34,82%
AMENDOIM
37,74%
36,54%

Fonte: Folha Online
 

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