Os consumidores interessados em comprar um novo televisor para assistir aos jogos da Copa do Mundo neste ano terão de pagar 44,94% de impostos, pouco mais de 6 pontos percentuais acima do índice em 2006, segundo estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).
Essa alta, segundo o presidente do Instituto, João Eloi Olenike, se deve ao fato de que, em 2006, o governo reduziu a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os aparelhos para estimular as vendas.
De acordo com os dados, além da TV, apenas o refrigerante registrou alteração nos tributos nos últimos quatro anos, passando de 45,11% para 45,80%. Nesse caso, diz o IBPT, houve uma readequação da margem de lucro das empresas.Entre os outros produtos listados, há incidência de 54,8% de impostos sobre a cerveja e de 34,67% sobre as camisas e calções de times. Esses e outros cinco itens tiveram queda na tributaçã no período, motivada principalmente pelo fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).
Veja a evolução dos tributos nos últimos quatro anos:
Itens
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2006
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2010
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BOLA
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47,69%
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46,49%
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CAMISA/CALÇÃO
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35,33%
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34,67%
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TELEVISOR 29 POLEGADAS
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38,34%
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44,94%
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BANDEIRA
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37,40%
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36,20%
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APITO
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35,68%
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34,48%
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CERVEJA
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56,00%
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54,80%
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REFRIGERANTE
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45,11%
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45,80%
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PIPOCA
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36,02%
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34,82%
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AMENDOIM
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37,74%
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36,54%
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Fonte: Folha Online