Como economizar na hora das compras no supermercado

Você já parou para pensar como faz as compras no supermercado? Ir às compras acaba entrando na rotina e muitas vezes não percebemos que é possível adotar medidas para economizar. Veja, abaixo, dicas muito simples que podem ajudar você a diminuir o valor da conta que paga no caixa.
 
O tamanho da família

Ao fazer a lista de compras, pense no tamanho da sua família e calcule para comprar somente o necessário.
 
A lista
Faça uma lista. Para evitar ir ao supermercado para comprar um molho de tomate, por exemplo, e voltar com dez outros itens na sacola. E sem o molho de tomate!
 
Aos poucos
A lista das compras deve ser feita ao longo da semana. Assim, toda vez que algo acaba, você vai lá e anota. Isso evita, por exemplo, de você ir ao supermercado e esquecer o fermento pro bolo, que fica no fundo do armário e que você não percebeu que tinha acabado.
 
Sem pressa
Evite fazer compras com pressa. Para comparar os preços dos produtos e escolher o que mais vale a pena, leva tempo.
 
Sem crianças
Deixe as crianças em casa. Elas costumam pedir para comprar várias coisinhas, e você acaba comprando por impulso e, claro, gastando mais.
 
Com a barriga cheia
Jamais vá às compras com fome. É um convite para comprar alimentos que você não compraria normalmente. E, além de gastar mais, você ainda vai comer mais. 

Compare marcas
Compare os preços de um mesmo produto de diferentes marcas. Às vezes, mesmo em oferta, uma mercadoria custa mais do que outra de marca diferente.

Nacionais e importados
Produtos de marcas nacionais ou de marcas do próprio supermercado costumam custar menos do que produtos importados.

No caixa
Na hora que os produtos estão sendo registrados, procure prestar atenção. Se o preço for maior do que o que você viu na prateleira, vale o preço menor, sempre.
 
O produto em oferta acabou…
Se você foi comprar um produto que está em promoção mas que acabou, verifique se a quantidade do mesmo havia sido anunciada. Se não foi, você tem o direito de comprar um produto equivalente no lugar daquele anunciado.
 
Uma vez por semana
Faça as suas compras uma vez por semana, de acordo com as ofertas que você vê em anúncios no jornal, na TV ou nos panfletos distribuídos na entrada das lojas. Quando algum produto estiver com o preço mais baixo, compre um pouco mais do que compraria normalmente – desde que você vá usar tudo, é claro.
 
Frios mais frescos
Na hora de comprar frios, vá ao balcão e peça para que sejam cortados na hora. Apesar de não ter variação no preço, o que é cortado na hora costuma ser mais fresco do que o que está nas bandejinhas, nas prateleiras refrigeradas.
 
Prazo de validade
Quando a oferta for muito boa, cheque o prazo de validade. Se o prazo estiver perto do vencimento, compre somente a quantidade que você vai conseguir ingerir até a data de validade. Senão você acha que economizou, mas no fim tem de jogar alimentos fora.
 
Fontes: Fundação Procon São Paulo , R7, Movimento das Donas de Casa e Consumidores do Rio Grande do Sul

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários