Brasil pode se tornar 4º em ranking de juros reais após Copom, diz consultoria

Atualmente, país ocupa a quinta posição na lista.

Atualmente, o Brasil ocupa a quinta posição na lista. O Ranking considera as taxas de juros descontada a inflação em cada país.

Se nesta quarta-feira (2) o Comitê de Política Monetária (Copom) decidir manter em 8,75% a taxa básica de juros, a Selic, o Brasil vai piorar no ranking mundial de juros reais, segundo cálculos da consultoria econômica Up Trend. Desde julho, quando o BC cortou a taxa em 0,5 ponto, o país ocupa a quinta posição. A manutenção da taxa, que encerraria uma série de 5 cortes seguidos, deve levar o Brasil ao 4º lugar na lista. O ranking é calculado com base nas taxas de juros reais de 40 países (em que se desconta dos juros nominais a inflação projetada para os próximos 12 meses).

Caso a decisão anunciada pelo Copom seja de corte de pelo menos 0,25 ponto, o Brasil permanecerá na atual quinta posição, abaixo da Malásia. Em relatório de mercado conhecido como Focus, divulgado pelo Banco Central na segunda-feira (31), analistas preveem que os membros do Copom devem anunciar a manutenção da Selic no patamar atual após o fim da reunião de dois dias. Além disso, o documento prevê que o BC não realize novos cortes na taxa básica até o fim do ano.

Segundo a consultoria, a explicação para a mudança de posição do Brasil sem alteração da taxa se explicaria em razão do aumento da deflação na Tailândia (o que fez a taxa de juros real subir) e aceleração da inflação na Hungria (o que fez a taxa de juros real cair).

 Juros

A taxa de juros é a principal ferramenta utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação brasileira; para frear os preços, a taxa é elevada; para estimular o crescimento da economia, a taxa é reduzida.

 
   
O objetivo das mudanças nos juros é manter a inflação sob controle, ou seja, cumprir a meta de inflação para o ano. A decisão do BC sobre os juros é soberana e não precisa de aprovação do presidente da República nem do ministro da Fazenda. Já a meta de inflação é fixada pelo governo.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários