Em dezembro foram contabilizadas cerca de 4,5 mil campanhas de publicidade na internet, realizadas por 1.784 anunciantes, segundo pesquisa AdRelevance, do IBOPE Nielsen Online, que monitora a publicidade veiculada na internet nacional. Os anunciantes do setor de finanças e investimentos, telecomunicações e automóveis foram os que mais investiram em ações na internet. "Juntas, as três categorias somam quase a metade dos investimentos publicitários na web", conta Cris Rother, diretora executiva do IBOPE Nielsen Online. Os maiores anunciantes de 2009 foram, respectivamente, Bradesco, Unilever Brasil, Coca-Cola, Fiat e Itaú.
O número de internautas brasileiros chegou a 66,3 milhões em dezembro do ano passado, com expansão de 16% no acesso residencial com relação ao mesmo período de 2008. Cada pessoa passou 44 horas conectada à rede, número que sobe para 66 horas quando considerada a navegação por aplicativos, como Messenger, por exemplo.
As empresas brasileiras são as que exercem mais controle sobre o uso de redes sociais no trabalho. Um estudo realizado pela Manpower, de Recursos Humanos, diz que 55% das companhias no Brasil têm alguma política nesse sentido, contra apenas 20% na média global. O setor de finanças é o que mais controla os empregados (81%), seguido de transportes (65%) e administração pública e educação (58%).
Informações do Ibope