Já se foi o tempo em que o cartão de crédito era a única alternativa para se fazer compras parceladas. Hoje, muitas instituições financeiras já oferecem a possibilidade de dividir o pagamento de boletos, servindo como uma alternativa para as pessoas organizarem suas finanças sem precisar passar um tempo no vermelho. Apesar dos juros, esse serviço já vem se provando bastante útil – desde que usado com sabedoria.
Vivemos em um país em que as taxas de juros são muito abusivas e, naturalmente, os brasileiros evitam pagar esses acréscimos a qualquer custo. Contudo, em alguns casos, lidar com essas cobranças adicionais pode ser um caminho mais viável para pagar algumas contas ou fazer compras que não podem entrar no limite do cartão de crédito. Os boletos parcelados possuem juros razoavelmente mais flexíveis, que não chegam a ser tão altos quanto os de parcelamentos tradicionais.
A lógica ainda é a mesma: a instituição financeira se encarrega do pagamento do boleto, e a quantidade de parcelas fica a critério do indivíduo, definindo o valor acrescido pelos juros de acordo com a extensão da dívida. Dependendo do total da cobrança, esse acréscimo pode ser bem baixo, enquanto boletos maiores vão resultar em um juros compatível com o valor. Sendo assim, nem sempre é vantajoso utilizar o formato, sendo necessário ponderar tudo isso previamente.
Contudo, a imprevisibilidade da vida pode nos levar à necessidade de fazer uma compra que não estava prevista no orçamento. Dependendo do valor, um pagamento à vista pode pesar nas finanças, resultando na falta de dinheiro para pagar outras contas naquele momento ou no mês seguinte. Através do parcelamento, torna-se possível ir pagando aos poucos sem se preocupar com esses riscos, além de possibilitar uma melhor organização financeira, já pensando no pagamento das parcelas seguintes.
Por outro lado, da mesma forma que pode ser útil em um momento de necessidade, é um recurso que também exige bastante cautela. Por se tratar de um serviço que funciona na mesma lógica de um empréstimo ou uma linha de crédito, parcelar vários boletos de uma vez resultará em uma dívida cada vez maior, que, caso não seja paga, receberá juros realmente altos. Utilizá-lo é uma alternativa válida – desde que seja com moderação e pensamento estratégico.
Os boletos parcelados são um serviço oferecido por quase todos os bancos virtuais mais populares, além de outros aplicativos dedicados a pagamentos. Com pulso firme e boa organização financeira, todos podem tirar máximo proveito desse recurso!
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram