Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irão receber, a partir desta terça, o benefício do mês de novembro e a segunda parcela do 13º salário. De acordo com a assessoria de comunicação do INSS, em Brasília, os valores serão creditados seguindo o calendário de pagamentos normal do instituto.
Nesta terça, o dinheiro já estará nas contas bancárias dos segurados que ganham até um salário mínimo e têm cartão de benefício com final 1, excetuando-se o dígito. Quem ganha até um salário mínimo e possui cartão com final de 1 a 5 receberá até o próximo dia 30. Os outros aposentados e pensionistas receberão a gratificação entre os dias 1º e 7 de dezembro.
“Recomendamos a todos os segurados que, em caso de dúvidas na hora de sacar o 13º, só peçam ajuda aos funcionários das agências bancárias que estejam devidamente identificados. Este cuidado evita os assaltos que são bastante comuns nesta época do ano. Em caso de perda do cartão de saque, o aposentado deverá comunicar o ocorrido no banco, imediatamente”, alerta a assessoria de comunicação do INSS na Bahia. O Imposto de Renda será descontado sobre a segunda parcela do 13º salário.
Quem não tem direito
Não têm direito ao 13º, esclarece o INSS, aqueles segurados que recebem o amparo previdenciário do trabalhador rural; renda mensal vitalícia; amparo assistencial ao idoso e ao deficiente; auxílio suplementar por acidente de trabalho; pensão mensal vitalícia; abono de permanência em serviço; vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família. Mais de 23 milhões de segurados receberão o abono no Brasil, segundo o INSS.
A segunda parcela do 13º vai aquecer a economia com cerca de R$ 8,2 bilhões. Na Bahia, há quase 1,6 milhão de beneficiados.
Mais informações: Tel.: 135 / www. previdenciasocial.gov.br .
(As informações são do A Tarde)