Economia

29% dos brasileiros pretendem contratar empréstimo neste semestre

Pesquisa do Serasa aponta intenção de quitar dívidas e realizar sonhos.

Acorda Cidade

Uma recente pesquisa feita pelo Serasa Consumidor, ouvindo quase 3 mil pessoas, revelou que 29% dos brasileiros afirmam ter interesse em realizar algum tipo de empréstimo nos próximos seis meses.

Ainda de acordo com o levantamento, do total de interessados, 59% visam quitar dívidas atrasadas. Vale lembrar, que o número de inadimplentes no Brasil já ultrapassa 12 milhões de pessoas que não conseguiram, por diferentes motivos, honrar seus compromissos financeiros.

Entre as principais causas, a grande dificuldade em pagar dívidas está diretamente ligada à perda de emprego ou algum problema inesperado, de acordo com 75% dos entrevistados. Além disso, 18% reconheceu a falta de controle financeiro nas contas pessoais e 7% assumiu ter feito compras por impulso.

Empréstimos para realização de sonhos

Muito embora o simples fato de limpar o nome seja um sonho para muitos brasileiros, a pesquisa do Serasa ainda mostra que 31% dos entrevistados desejam realizar algum sonho e usariam o dinheiro do empréstimo para isso.

Entre as opções de conquistas mais citadas na pesquisa, adquirir um carro lidera a preferência das brasileiros (28%), seguido por abrir um negócio (26%), comprar uma casa (16%) ou reformar a casa em que vivem (12%).

Opções de empréstimo

Existe no mercado financeiro diferentes opções de empréstimo. Dependendo da situação e das taxas de juros, o empréstimo bancário pode, sim, ser uma ótima opção para colocar a vida financeira em dia. Confira as principais modalidades:

Empréstimo pessoal. Esta é a forma de crédito mais conhecida pelos brasileiros, pois é a que mais frequentemente é oferecida ao público bancarizado. De maneira simplificada, a solicitação de crédito é analisada pela instituição financeira e, se aprovada, o total pedido é depositado na conta bancária do cliente. Todos os meses, uma parcela é descontada desta conta, por um prazo acordado. É preciso lembrar que as parcelas do contrato contam com juros e o valor a ser pago será maior que o emprestado.

Empréstimo para negativado. Esta opção de crédito é uma chance de colocar a vida financeira em ordem. Afinal, mesmo com o CPF negativado (nome sujo) é possível conseguir um empréstimo em uma instituição financeira. Contudo, apesar da oportunidade, como não existe uma garantia de que o empréstimo será pago, as taxas de juros são maiores nesta modalidade.

Empréstimo consignado. Também conhecido como empréstimo para aposentados, o consignado é oferecido não apenas para esta parcela da população, mas também para pensionistas do INSS e servidores públicos. Esta modalidade oferece as menores taxas de juros do mercado. Isso acontece porque as parcelas do empréstimo são descontadas, todo mês, diretamente na conta de recebimento de pagamento ou benefício do INSS, o que reduz os riscos de inadimplência.

Empréstimo com garantia. Já o crédito com garantia é a modalidade em que o solicitante oferece um bem como garantia do pagamento pelo valor emprestado. Com isso, é possível conquistar juros mais baixos e maior tempo para a quitação. Os bens mais comumente aceitos na oferta de garantia de empréstimo são carros, motos e imóveis. Mas, o Governo estuda considerar o saque-aniversário do FGTS como garantia para empréstimos também.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários