Dom Itamar Vian

Ler deve ser um prazer

Quem lê, viaja sem sair de casa. Por isso, a leitura, não é um ato solitário, mas uma forma de dialogar, interagir e se comunicar com o mundo.

ler leitura -freepik
Foto: Freepik

Qual é a importância da leitura? O hábito de ler bons livros é comprovadamente benéfico para pessoas de todas as idades e classes sociais. Quem lê, viaja sem sair de casa. Por isso, a leitura, não é um ato solitário, mas uma forma de dialogar, interagir e se comunicar com o mundo. A leitura é um caminho para o amadurecimento pessoal e prepara cidadãos conscientes e críticos para assumirem compromissos sociais e profissionais.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

ALÉM disso, a leitura tem relação direta com nossos conflitos existenciais e nossas aspirações: “Muitas vezes, encontrar um bom livro para ler, torna-se um repouso confortante, afastando-nos de outras escolhas nocivas. Na verdade, não faltam momentos de cansaço, irritação, desilusão, fracasso e, quando nem sequer na oração conseguimos encontrar sossego, um bom livro ajuda-nos a enfrentar as tempestades da vida e ter um pouco mais de serenidade”. (Papa Francisco).

A FEIRA do Livro, que há 17 anos foi criada, em Feira de Santana, por diversas instituições, teve como objetivo prioritário, fomentar a formação de leitores, destacar a importância de escritores e popularizar o livro. Hoje, além desse objetivo, tem outros mais abrangentes e, chama-se Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), com status de Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado da Bahia.

A FLIFS, neste ano, tem como tema “Narrativas femininas, histórias para resistir”. É um evento para todos! Ela possibilita o acesso de pessoas, de todas as esferas sociais, a realizações culturais como: Lançamentos de livros, oficinas, rodas de conversas, contação de histórias, peças teatrais, dramatizações, declamação de cordéis e poesias e apresentação de shows.

HOJE, temos dificuldade de formar leitores, porque é mais fácil navegar nas redes sociais. A leitura deve ser incentivada na família e na escola, não como uma obrigação impositiva dos pais para os filhos e dos professores para os alunos, mas como um incentivo prazeroso. Se quisermos que os filhos leiam, os pais e os professores devem ter o hábito da leitura. Ler deve ser um prazer! É preciso ler sempre!

DURANTE esta semana, milhares de livros estão disponíveis na Praça Padre Ovídio, onde acontece o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana. E, sempre é bom recordar afirmações de personalidades literárias sobre a importância da leitura: “Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar” (Castro Alves); “Meus filhos terão computadores e celulares, mas antes terão livros” (Bill Gates); “Um país se faz com pessoas e livros” (Monteiro Lobato).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários