Dom Itamar Vian

Gratidão aos médicos

Eles cuidam da vida, previnem doenças, aliviam os sofrimentos e prolongam a vida das pessoas.

dia do médico
Foto: Freepik

No dia 18 de outubro comemora-se o Dia do Médico, porque é a festa do apóstolo São Lucas, padroeiro dos médicos. Eles cuidam da vida, previnem doenças, aliviam os sofrimentos e prolongam a vida das pessoas. O pensador Hipócrates, referindo-se à missão do médico afirma: “Curar quando possível, aliviar quando necessário, consolar sempre”.

OS MÉDICOS formam um elo imprescindível entre doentes, enfermeiros, familiares e os que contribuem para que a qualidade de vida seja assegurada a todos. Eles devem ser defensores da vida, servidores da saúde e promotores da medicina preventiva. “Não darei a ninguém medicamento mortal, se solicitado, e a ninguém sugerirei algo nesse sentido; também não darei a uma mulher um “instrumento” que provoque aborto”. (Hipócrates).

“O MÉDICO, mais que reparador do corpo, precisa ser, especialmente, nestes dias difíceis e angustiados em que vivemos, um ouvinte da alma alheia. Afinal, seu consultório é um confessionário onde se professam sonhos, dores e sofrimentos. Onde sempre se conjuga a fragilidade e a esperança. Onde se desabafa e se busca a libertação dos silêncios que oprimem”. (Dr. César Oliveira).

SER MÉDICO, é mais do que um trabalho, é um sacerdócio! Para ser um bom médico é fundamental um investimento constante em seu aperfeiçoamento. Ele cuida da obra prima de Deus que é o ser humano. Ficamos aliviados e mais seguros, quando encontramos no médico, uma pessoa acolhedora. Com confiança, em suas mãos, colocamos nossa vida. Em certas situações, chegar perto de um profissional da medicina, é sentir dentro de si um novo ânimo e uma nova esperança para recuperar a saúde e a alegria de viver.

O GRANDE pensador Sirácidas falando sobre a missão do médico escreveu. “A ciência do médico o faz levantar a cabeça. Deus criou remédios saídos da terra e o homem ajuizado não os rejeita. Foi Ele quem deu aos homens a ciência. Por ela, o médico trata e acalma a dor. Filho, na doença, roga ao Senhor e Ele te curará. Depois, dá lugar ao médico. Chega o momento em que teu restabelecimento está em suas mãos”.

NOSSA GRATIDÃO a todos os médicos! Que Jesus, médico do corpo e da alma, proteja e ilumine todos os médicos na nobre missão de cuidar e prolongar a vida das pessoas! Que os médicos tenham como modelo Jesus que disse: “Eu vim para que todos tenham Vida e Vida em abundância”. (Jo 10,10).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários