O ministro Ricardo Lewandowski deu o tom ainda na noite desta terça-feira (24) da reação que esperava de seus auxiliares na Polícia Rodoviária Federal diante da ação trágica, protagonizada por três agentes no Rio, que terminou com uma jovem de 26 anos baleada na cabeça durante uma abordagem na Baixada Fluminense.
“As polícias federais têm a obrigação de dar o exemplo”, disse o ministro aos assessores. A irritação estava ampliada pelo fato de o caso ter acontecido na véspera do Natal e no mesmo dia em que o Ministério da Justiça e Segurança emplacou a publicação de um decreto, assinado por Lula, regulando o uso da força entre polícias.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Ainda aos aliados, o ministro determinou ainda ontem o afastamento preventivo dos agentes envolvidos. “Essa ação só evidencia a necessidade do decreto”, afirmou.
A norma publicada ontem veda textualmente abordagem com arma de fogo a veículo em fuga que não represente risco às forças ou à sociedade. E este nem era o caso do carro que levava a jovem Juliana. Ela estava com pai, mãe e irmão a caminho da ceia de Natal.
Fonte: G1
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram