Com um auditório lotado e sob muitos aplausos, o prefeito eleito de Itaberaba, João Mascarenhas Filho, recebeu hoje (13) diploma da Justiça Eleitoral por sua vitória marcante nas eleições municipais de 2024.
Comanda pela juíza Patrícia Nogueira, titular da 44ª Zona Eleitoral, a cerimônia também contemplou os vice-prefeito eleito de Itaberaba, Ramon Jr., e os 15 vereadores mais votados no pleito deste ano.
Em seu terceiro mandato, o prefeito João Filho dedicou a vitória “ao povo de Itaberaba”, que compreendeu ser ele a melhor opção para voltar a governar a cidade. Ele retorna ao cargo depois de oito anos desde seu último mandato.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
João Filho disse ter plena consciência da importância do seu terceiro mandato, visto que é inédita esta conquista no Executivo municipal. “Nunca imaginei alcançar três mandatos de prefeito, nem nos meus melhores sonhos.”
Plano de emergência
Em entrevista para diversos veículos de comunicação, o futuro prefeito afirmou que vai adotar um plano de emergência nos seus primeiros 90 dias de governo para resgatar a cidade do caos em que se encontra,
“Faltam 20 dias ainda para terminar o mandato do atual prefeito, e os problemas se acumulam”, disse João Filho. “Itaberaba está abandonada, entregue e largada”, reforçou ele, que pretende organizar um plano de recuperação assim que tomar posse em 1ª de janeiro de 2025.
“Vamos reunir nossa equipe ( que ainda está sendo montada) após a posse para estabelecermos um plano de ação para recuperarmos a cidade em vários setores”, disse.
Dentre outros problemas, como o acúmulo de resíduos no lixão de Itaberaba e precarização do atendimento na saúde, o futuro gestor disse ainda estar preocupado com o pagamento dos servidores aposentados e pensionistas.
“A Itaprev está quebrada, e o município deve à Previdência (sem fazer o recolhimento dos funcionários públicos contratados). Vamos entrar e ver como honraremos todos os compromissos salariais e contas do município”, disse.
De imediato, o futuro gestor vai criar uma auditoria para saber com detalhes o montante do rombo nas contas públicas deixado pelo atual gestor, que teria endividado o município em cerca de R$ 40 milhões.
A melhor das vitórias
João Filho disse que seu terceiro mandato registra a “melhor vitória, a mais saborosa” diante da pesada campanha eleitoral, onde sofreu difamação e perseguição jurídica por parte dos adversários.
“Quem acompanhou a nossa trajetória, sabe o quanto difícil foi esta vitória”, lembrou. “Sofremos muito com xingamentos e difamações. Mas nunca abaixamos a cabeça, confiamos sempre em Deus e novo povo de Itaberaba, que queria mudança”, resumiu
O prefeito eleito disse que já está em adiantados entendimentos com o governo estadual e federal para trazer recursos para a cidade, garantindo investimentos em diversas áreas, como infraestrutura, moradia popular e saúde.
Sem perseguições nem ódio
Prometendo retomar os serviços sociais que marcaram os dois primeiros mandatos do marido, a próxima primeira-dama, Maira Mascarenhas, afirmou que João Filho não irá perseguir servidores, apesar da difamação do qual a família foi vítima na campanha.
“João Filho tem o coração grande e não guarda ressentimentos”, disse a primeira-dama. “Nós vamos resgatar a autoestima do povo de Itaberaba de novo, principalmente das famílias mais necessitadas. Não será um trabalho fácil, mas vamos nos empenhar ao máximo”, prometeu.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram