Nesta sexta-feira (4), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lançou oficialmente sua pré-candidatura à Presidência da República, em Salvador.
O evento contou com a presença de diversas lideranças políticas nacionais, entre elas o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), o atual prefeito da capital baiana, Bruno Reis, e o ex-juiz e senador Sérgio Moro (União Brasil-PR).
Durante a cerimônia, Sérgio Moro aproveitou a ocasião para fazer duras críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente na área da segurança pública. Segundo ele, o atual governo não apresenta um projeto efetivo para combater a criminalidade no país.
“O governo Lula não tem projeto para o país. Qual é a proposta do governo Lula para a segurança pública? Eu estou no Congresso Nacional, e não vi um projeto de lei em dois anos. Então, assim, não é que o projeto é ruim — é um projeto de lei que não existe”, afirmou Moro.
Críticas à Segurança Pública na pré-candidatura de Caiado
O senador citou casos recentes de violência registrados no Brasil e questionou a atuação das esferas federal e estaduais governadas pelo PT.
“A gente vê no país inteiro latrocínio sendo filmado, tivemos um assassinato bárbaro, aquele caso em São Paulo. No Rio de Janeiro, a delegacia sendo atacada. Aqui na Bahia, ano passado, foram 4.480 assassinatos. E o que a gente tem? Governo Federal do PT, Governo do Estado do PT. Esse modelo não funciona, é um modelo que favorece o aumento da criminalidade. Não é esse o país que o Brasil quer.”
O evento marca o início da articulação de Caiado visando as eleições presidenciais de 2026 e sinaliza uma tentativa do União Brasil de se consolidar como uma força de centro-direita no cenário político nacional.
Com informações do jornalista Sérgio Di Salles
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram