Política

Deputado federal apoia novas regras para emendas parlamentares e destaca transparência no uso de recursos

O parlamentar refutou informações falsas que questionavam o destino de suas emendas.

Deputado Federal Zé Neto
Deputado Federal Zé Neto | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O deputado federal José Neto se posicionou favoravelmente aos novos critérios de transparência impostos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, para o pagamento das emendas parlamentares. O pagamento, suspenso desde agosto, foi retomado no início de dezembro com critérios mais rígidos para garantir o uso responsável do dinheiro público.

José Neto destacou na manhã desta quinta-feira (26), que considera as medidas acertadas e defendeu a importância dos planos de trabalho e da publicidade sobre a aplicação dos recursos.

“Eu achei corretíssimo. Eu não uso emenda PIX. Nos últimos três anos, destinamos 60 milhões para Feira de Santana, aplicados em locais específicos e com total transparência”, afirmou.

O parlamentar aproveitou o momento para refutar informações falsas que questionavam o destino de suas emendas.

“Era falsa aquela história de que eu destinava apenas 1% para Feira de Santana. Coloquei recursos na UEFS, na UFRB, no Dispensário Santana, na Afas, no Lar do Irmão do Velho. Só no Dom Pedro foram quase 20 milhões, além de investimentos nos distritos”, explicou.

Segundo o deputado, todas as suas emendas seguem critérios rigorosos e são divulgadas publicamente. “Tem que ter plano de trabalho, transparência, e mostrar onde foi aplicado. No meu caso, eu sei exatamente onde está cada real das minhas emendas, e tudo é publicado nas minhas redes sociais. Porque a emenda PIX, ninguém sabe para onde vai”, concluiu.

A decisão do ministro Flávio Dino prevê que as emendas individuais só poderão ser liberadas mediante apresentação de plano de trabalho aprovado pelo ministério correspondente, enquanto emendas de saúde e para ONGs deverão seguir critérios técnicos e publicitários específicos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários