O Projeto de Lei nº 1.434/2023 visa alterar a Lei nº 9.503/1997 – Código de Trânsito Brasileiro – para tornar obrigatória a instalação de um dispositivo que permita a abertura do porta-malas de veículos pelo lado interno. A proposição foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados em sessão realizada na noite desta quarta-feira (11).
O autor do projeto, deputado federal Capitão Alden (PL-BA), afirmou que a proposta é “uma medida de segurança que poderá contribuir para a redução da violência contra os ocupantes de veículos, especialmente, em situações que envolvam sequestro com a colocação da vítima no porta-malas do carro”.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“Uma grande preocupação dos motoristas voltou-se para a modalidade de crime conhecida como ‘sequestro relâmpago’, no qual as pessoas são colocadas no fundo do veículo, e se veem impossibilitadas de pedir socorro. Meu projeto foca, justamente, para que exista um ‘Botão do Pânico’ para que a vítima tenha a possibilidade de abrir o porta-malas pela parte interna do compartimento”, disse Alden.
Em sua passagem pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Capitão Alden protocolou na Casa o Projeto de Indicação nº 23.095/2019, que dispõe de indicação ao Congresso Nacional para que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, através das suas presidências, alterem o Código de Trânsito Brasileiro e incluam a obrigatoriedade de dispositivo de segurança interno em porta-malas dos veículos novos, nacionais e importados, que permita a abertura em caso de emergência.
Durante seu mandato de deputado estadual, o parlamentar chegou a fazer visitas técnicas em concessionárias de veículos para checar se existiam modelos sendo comercializados no país com algum dispositivo similar ao que ele propôs em seu projeto.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram