2º mandato

Capitais têm 20 candidatos que tentam a reeleição em 2024

A quantidade de prefeitos de capitais que tentam reeleição nas eleições municipais subiu de 13, em 2020, para 20, em 2024.

urnas eletrônicas
Foto: Divulgação/TSE

Uma das razões para a alta em 2024 é que, em quatro capitais, os prefeitos que estavam no 2º mandato, e, portanto, não poderiam tentar se reeleger em outubro, saíram do cargo durante a gestão e deram lugar aos vices.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Esses, por estarem no primeiro mandato, podem concorrer novamente em 2024. E, caso eleitos, poderão ficar no poder até 2028.

  • Em São Paulo, o ex-prefeito Bruno Covas (PSDB) morreu em 16 de maio de 2021, vítima de câncer, poucos meses após assumir o cargo, e foi sucedido por Ricardo Nunes (MDB);
  • Em Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) renunciou ao cargo de prefeito, em 28 de março de 2022, para ser pré-candidato ao governo de Minas Gerais, e deu lugar a Fuad Noman (PSD);
  • Em Florianópolis, Gean Loureiro (União Brasil), renunciou ao cargo de prefeito, em 31 de março de 2022, para ser pré-candidato ao governo de Santa Catarina; em seu lugar, assumiu Topázio Neto (PSD);
  • Em Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), renunciou ao cargo de prefeito, em 1º de abril de 2022, para ser pré-candidato ao governo do Mato Grosso do Sul; a vice, Adriane Lopes (PP), assumiu.
  • Houve ainda uma 5ª substituição no comando das capitais. Em Goiânia, Maguito Vilela (MDB) tomou posse como prefeito na última eleição municipal, mas morreu dias depois, em 13 de janeiro de 2021, por complicações da Covid-19, sendo substituído pelo vice-prefeito Rogério Cruz (Solidariedade), que agora tenta reeleição.

A troca, porém, não impactou no número de candidaturas a reeleição de 2024, pois Maguito estava em seu primeiro mandato e poderia tentar se candidatar novamente em outubro.

Além desses cinco casos, há mais 15 prefeitos eleitos para o primeiro mandato em 2020 e que, dessa forma, podem concorrer mais uma vez em outubro.

🎯 Ao todo, 20 prefeitos tentam se reeleger neste ano.

Fonte: g1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários