Durante a Idade Média, período correspondente aos séculos V a XV, o malabarismo tornou-se uma arte marginal e mal vista. Quem praticava eram as classes mais baixas, pelas feiras e espetáculos de saltimbancos. Era considerada uma forma de animação herege, e por isso, devia estar longe das classes mais abastadas e dos fiéis. Foram precisos alguns séculos para ele ser novamente visto como uma arte respeitada. A partir do séc. XVIII, o malabarismo começou a ser praticado pelos palhaços nos espetáculos, e vem daí essa associação que fazemos entre o palhaço e o malabarista.
Cultura
Última apresentação do espetáculo 'Maria Minhoca' e realização da oficina neste domingo
As inscrições para a oficina são gratuitas e serão realizadas nesse domingo a partir das 09:00h, com limite de 20 vagas. A oficina acontecerá das 09:20h às 10:00h e é direcionada a crianças e adultos de todas as idades.
Acorda Cidade
Em celebração ao mês do Teatro e do Circo e encerrando a programação do mês de março com o espetáculo “Maria Minhoca”, o Domingo Tem Teatro traz como atividade extra e recreativa para o dia 30, a “Oficina de Confecção e Aprendizado de Malabares”. O malabarismo é um exercício muito eficiente que tem como principal objetivo trabalhar com a coordenação motora de qualquer indivíduo, seja ele criança ou adulto. A oficina traz como proposta a confecção e experimentação com malabares em swings de forma a proporcionar o acesso a sua própria coordenação motora, concentração, desenvolvimento da agilidade, a sua memória corporal, além de promover a troca entre os participantes. As inscrições para a oficina são gratuitas e serão realizadas nesse domingo a partir das 09:00h, com limite de 20 vagas. A oficina acontecerá das 09:20h às 10:00h e é direcionada a crianças e adultos de todas as idades.
Ao término da “Oficina de Confecção e Aprendizado de Malabares” todos serão convidados para assistirem a atração principal, o espetáculo “Maria Minhoca” que se apresenta ás 10:30h na sala principal do teatro do CUCA. “Maria Minhoca” é um Clássico infantil da literatura teatral brasileira, o texto de Maria Clara Machado, que relembra o clássico “Romeu e Julieta”, ganhou nova roupagem na ótica dos palhaços. O apaixonado Chiquinho Colibri não consegue chegar nem perto da sua amada Maria Minhoca porque seu pai, o lorde inglês Mister João Buldog da Silva, já planejou um outro destino para a filha: casá-la com o vaidoso e ambicioso Capitão Quartel.
Curiosidades sobre o Malabarismo: Mas afinal, o que se entende por malabarismo? E como nasceu o malabarismo? Existem relatos que possa ter nascido já na Antiguidade. No Antigo Egito, cerca de 4000 A.C., foram encontradas pinturas murais no túmulo do Faraó Beni-Hassan que representavam figuras lançando objetos ao ar. Também na Grécia antiga, nos séculos IV e V A.C., surgiram malabaristas pintados em vasos ou esculpidos em cerâmica. Mas foi com o Império Romano que a arte do Malabarismo foi conquistando a sua posição. Tornou-se uma forma de recreação ímpar, com malabaristas a animar feiras e os famosos espetáculos nas arenas. Além disso, era também divulgado através de esculturas, desenhos e mosaicos.
Inscrever-se
0 Comentários
mais recentes