Acorda Cidade
Estudantes da rede municipal, que compõem o programa Guardiões do Meio Ambiente, através da peça teatral “Floresta da Mariquita”, estão recebendo ensinamentos sobre a importância de não jogar lixo nas ruas, de ter escolas com jardins e não deixar luz acesa para economizar eletricidade. A peça vai ser apresentada novamente nesta quinta-feira (23), no Teatro Municipal Margarida Ribeiro.
A cada turno, 250 estudantes de cinco escolas municipais assistem à encenação, às 9h30 e às 15 horas nos dois dias. Ao todo, 1.000 alunos estão acompanhando o espetáculo musical, também composto por dramatizações. Os primeiros alunos a assistirem a peça foram das escolas Gente Miúda, Elizabeth Jonhson, Nilton Bellas Vieira, Luis Alberto e João Marinho Falcão, na manhã de terça-feira (21).
“Essa atividade é complementar ao trabalho de sala de aula que é feito pelos professores. Através da linguagem dos artistas, esse conhecimento é melhor fixado na memória das crianças e a gente espera que eles possam praticar o que estão aprendendo”, pontua o diretor do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Horácio Amorim.
Uma das alunas que assistiram ao espetáculo foi Carolyne Souza, 10 anos, estudante da Escola Nilton Bellas Vieira. “Gostei muito da peça. Achei lindo o jacaré”, comenta. A iniciativa inclui as atividades do programa Guardiões do Meio Ambiente, considerado o único projeto de educação ambiental existente no Nordeste. Ao todo, 40 escolas compõem o programa no município.