Acorda Cidade
A região será representada pelos grupos Burrinha de Irará, Grupo Pavão Dourado e Pila do Café do Calumbi, entre outras atrações. Os grupos se apresentarão nas ruas do Pelourinho e na Praça das Artes. O lançamento do evento, que é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), acontece nesta sexta-feira, na Praça das Artes, às 19 horas, com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e do governador Jaques Wagner.
O encontro tem o patrocínio do Ministério da Cultura, além do apoio das Secretarias de Promoção da Igualdade (Sepromi), de Educação (SEC), de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através do Instituto Mauá.
O evento inclui mesas-redondas sobre as políticas públicas voltadas para o setor. As discussões contarão com a participação do secretário Nacional da Identidade e Diversidade Cultural, Américo Córdula; do coordenador do Observatório da Diversidade Cultural e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Márcio Barros; da Coordenadora de Fomento à identidade e à Diversidade da SID/MinC, Giselle Dupin, também representante no Comitê Intergovernamental da Convenção Sobre a Proteção e a Promoção das Expressões Culturais.
A SecultBA aproveita o evento para lançar o primeiro Catálogo Culturas Populares e Identitárias (28/10, 19h, na Casa da Diversidade). O evento inclui exposição fotográfica no Palácio Rio Branco, que será aberta ao público às 19 horas do dia 27 de outubro. Realizada conjuntamente pelos fotógrafos Álvaro Villela, Márcio Lima e Rita Cliff, com curadoria da artista plástica Lanussi Pasquali, a exposição Gente de Quilombo é uma homenagem aos povos quilombolas. Confira a programação completa em www.cultura.ba.gov.br. (As informações são da SecultBA)