Acorda Cidade
Ampliando sua programação especial para o este período da quarentena por conta da pandemia de covid-19, a Orquestra Sinfônica da Bahia relança em formato virtual suas oficinas de prática musical, sendo a primeira delas a Oficina de Trombone, aulas individuais direcionadas a trombonistas profissionais e amadores, ministrada por Hélio Góes e Michele Girardi, trombonistas da Osba. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 6 de julho através do link: https://bit.ly/extensaotrombone.
Serão selecionados até 15 músicos. A plataforma de videoconferência e as datas das aulas serão definidas diretamente com cada aluno selecionado. Terão prioridade de acesso às vagas da Oficina de Trombone residentes do interior da Bahia, tendo em vista que a atividade visa a realizar de forma virtual uma atividade que vem sendo feita presencialmente como parte das turnês da Osba pelo interior do Estado.
Desde 2017, a Sinfônica da Bahia já se apresentou em 09 cidades de 08 territórios de identidade, promovendo também ações de extensão voltadas para músicos locais. A seleção dos 15 músico será feita de acordo com o repertório a ser apresentado no vídeo e um mini currículo, informações obrigatórias no ato de inscrição. O resultado será divulgado no dia 10 de julho nas redes sociais das Osba (Facebook, Instagram e Twitter)
A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da Osba, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).