Acorda Cidade
O município de Cachoeira, às margens do Rio Paraguaçu, mais uma vez, será palco para os estudantes da rede estadual apresentarem suas produções artísticas e literárias durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece entre os dias 24 e 27 de outubro. A programação no Espaço Educar para Transformar terá oficina de turbante, sarau literomusical e apresentações dos projetos de Arte e Cultura desenvolvidos pelos estudantes nas áreas da poesia, Literatura, arte, música e dança.
O evento será aberto com uma apresentação da Fanfarra do Colégio Estadual de Cachoeira, nas ruas da cidade, às 9h. Na Fundação Hansen, o público presente poderá conferir de perto as habilidades dos estudantes nas obras expostas com quadros e esculturas do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) e álbuns do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA). No mesmo espaço, haverá uma oficina de turbantes, na qual o visitante conhecerá um pouco da origem dos turbantes no Brasil ao discutir questões como ancestralidade, identidade e valorização da cultura negra.
Já na praça Teixeira de Freitas, o Grupo Black Dance, composto por estudantes e artistas locais, farão performances de dança de rua para animar ainda mais o público participante composto por turistas e nativos. Estudantes, professores e visitantes participarão do “rolezinho cultural”, pelas ruas da cidade histórica.
O evento também contará com uma reunião de líderes de classe, recital das obras do Concurso Festa Literária, hackathon, ação acessibilidade, alcatéia e recital mulheres pretas. Além disso, também serão realizadas diversas oficinas como dança, histórias em quadrinho, Língua Inglesa, “Literatura Periférica”, “Eu Escritor”, linguagens interativas, Black Dance, bonecas Abayomi e dança.
A programação contempla ainda rodas de conversas sobre temas como “Meninas na Ciência”, “Criô”, “Grêmios Estudantis” e “Parlamento Jovem Brasileiro 2019”, dentre outras atividades como encontros literários, palestras e lançamentos de livros.