Ilani Silva
O ex-arcebispo de Florianópolis, Dom Murilo Krieger, tomou posse na noite da última sexta-feira como arcebispo de Salvador, em cerimônia na Catedral Basílica de Salvador, substituindo Dom Geraldo Majella que ficou 12 anos no cargo.
A cerimônia reuniu cerca de 2 mil pessoas, e segundo o Vaticano, o novo arcebispo irá administrar uma arquidiocese com cerca de 175 padres e 106 paróquias baianas.
Dom Murilo, em seu primeiro pronunciamento, comunicou que primeiramente irá visitar as paróquias baianas e segundo Dom Itamar Vian, arcebispo metropolitano, ele deve tomar conhecimento da situação de cada uma delas, além de realizar encontros com padres, diáconos, religiosos, seminaristas e lideranças, afinal está num período de conhecimento.
“Eu já passei por esta experiência de chegar a um Estado sem conhecer ninguém, demorei algum tempo para me situar e creio que não será diferente com o novo arcebispo. Ele pode passar por um período difícil, mas o povo baiano é muito acolhedor”, disse Dom Itamar Vian.
Ainda de acordo com o arcebispo metropolitano, Dom Murilo assume uma responsabilidade das mais importantes em nosso país, pois a arquidiocese de Salvador foi a primeira criada pelo Papa no Brasil, portanto uma referência nacional.
O novo arcebispo tem 67 anos e deve permanecer no cargo até completar os 75 anos, idade em que deve encaminhar um pedido obrigatório de renúncia ao Papa. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade