Acorda Cidade
A região sisaleira (Nordeste da Bahia) será movimentada no próximo fim de semana com a segunda parte do Festival O Sertão Vai Virar Arte, que reunirá diversas atrações no Centro Cultural de Araci (CCA), na área interna e no palco montado em frente à sede. No sábado, acontecerão, a partir das 19 horas, as apresentações da banda de Pífanos da Barreira, Sergio Magno, banda Sertanília e da sambista Juliana Ribeiro.
Na noite de domingo, a partir do mesmo horário, haverá a abertura da Exposição Coletiva “Diversos olhares II”, com trabalhos de 16 fotógrafos, a maioria araciense, o lançamento do livro “Na pata do cavalo há sete abismos”, da escritora Clarissa Macedo, e uma apresentação do espetáculo “Rebentos”, do Bando de Teatro Sem Nome (de Salvador), com direção de Fábio Viana. A exposição fotográfica também mostrará trabalho de alunos da oficina de Fotografia.
Como na primeira edição do projeto, que ocorreu no começo de abril e contou com apresentações da banda Scambo, da Orquestra Santo Antônio, Val Macambira, banda Monocromático e da Cia de Teatro Noite de Reis, da cidade de Monte Santo, além de oficinas de Fotografia e bolsas recicladas, esta segunda edição do festival também terão outras oficinas artísticas.
No sábado (7), os participantes poderão aprender a produzir turbantes com estética inovadora com Adão Santos, e no sábado e domingo (7 e 8) acontecem as aulas de Teatro, com a araciense Josy Miranda, e Escrita Criativa, com Clarissa Macedo. Acontecerão ainda intervenções de arte urbana com o grafite de Julio Firmo e vídeo mepping com Danilo Victor.
O Festival, que tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia e Fundo de Cultura, através do Edital Agitação Cultural, tem como objetivo proporcionar uma variada programação cultural. O projeto conta ainda com parceria da Secretaria de Cultura, juventude e Turismo de Araci e o Centro Cultural, que foi fundado em 1984 e já sediou eventos populares, semanas de cultura e meio ambiente, oficinas de arte, lançamentos de livros e outras programações. Segundo informa Pedro Juarez Pinheiro, produtor do Festival, o mesmo ainda realizará mais uma edição, que ocorrerá nos dias 04 e 05 de junho e contará com uma programação variada de shows musicais, oficinas, apresentação teatro, lançamento de livro e exibição de filme.