O município de Nova Soure, localizado no semi-arido baiano, distante 150km de Feira de Santana, vai reviver um momento histórico no próximo dia 9 de abril às 08h30, na Praça da Santa Cruz. Antônio Ramos da Silva, 'Ramos Feirense', hoje com 85 anos, vai voltar à cidade para celebrar os 47 anos da canção "Amor a Nova Soure", uma composição de sua autoria, antes de realizar a expedição religiosa com a imagem de Santa Rita de Cássia, saindo de Feira de Santana em direção ao município. Durante o evento, cerca de 2 mil cópias do CD com o hino oficial serão distribuídos para toda a comunidade.
Composto em 9 de abril de 1967, o hino consegue traduzir com total perfeição o sentimento que o povo de Nova Soure nutre por sua terra. Para o produtor executivo, Reginaldo da Silva Santos, este será um evento memorável. “Vamos reviver um momento único. Durante o processo de produção do CD vivenciamos momentos de fortes emoções e com certeza no dia 9 de abril será a vez de toda a sociedade de Nova Soure sentir essa mesma alegria”, disse o produtor.
Felicidade também para Marcelo Araújo, novasouriense nato e membro da Filarmônica 8 de Dezembro. “Acompanhei todo o processo de produção desse CD e posso constatar que cada momento foi realizado com muito carinho, cuidado e amor. Tenho certeza que quando o povo de Nova Soure ouvir essa gravação será tomado de uma grande emoção”.
Para o prefeito da cidade, José Arivaldo Ferreira Soares, Antônio Ramos representa a memória viva de Nova Soure. “Seu Antonio muito nos orgulha. É com prazer e grande satisfação que iremos homenagear mais uma vez o município com uma canção de sua autoria, o hino oficial de Nova Soure”.
O evento acontece na Praça da Santa Cruz e vai reunir autoridades municipais, professores, estudantes, religiosos, representantes de instituições sociais, não governamentais e da sociedade civil organizada.
Programação do dia
8h30 – Chegada do poeta Antônio Ramos ao município de Nova Soure, mais precisamente na Praça Santa Cruz. O autor do hino será recepcionado pelo atual prefeito Arivaldo Soares (Ari), todos os vereadores do município, autoridades civis, militares e religiosas além de populares e admiradores da arte de Ramos. Depois da acolhida ao poeta, haverá plantio de palmeiras imperiais;
8h50 – Procissão, saindo do mesmo local, com a imagem de Santa Rita de Cássia acompanhada de um mini-trio e da filarmônica 8 de Dezembro em direção à Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Durante a procissão, milhares de folhetos com a biografia de Ramos e a letra do hino composto por ele, serão distribuídos.
9h40 – Missa de Ação de Graças pelos 47 anos do hino Canção de Amor à Nova Soure na Igreja Nossa Senhora da Conceição celebrada pelo padre José Ilson;
10h40 – Sessão de autógrafo e distribuição de 3 mil CDs com o hino oficial de Nova Soure.
11h20min – Sessão Especial para outorga do título de Cidadão Novasouriense ao poeta Antônio Ramos da Silva (Ramos Feirense).
12h20 – Parada para o Almoço;
14h – Roda de Conversa com o autor e professores das redes pública e privada de Nova Soure no Auditório Municipal. Eles terão como tema A história do município, logo após outra sessão de autógrafos e distribuição de CDs.