Cultura

Museu Regional da Uefs é fechado para manutenção

Durante o período de restauração será dado prosseguimento a atividades internas, como projetos ligados à arte educação, expografia, documentação de acervo, preparação da formalização do regulamento geral do Museu e a definição de perfil político-institucional.

Acorda Cidade

 O prédio do Museu Regional de Arte (MRA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está fechado para obras na estrutura física. A medida foi adotada para garantir a segurança do público visitante e dos funcionários, que foram identificados pontos de rachadura no reboco da cúpula. O Museu funciona na área das antigas Escola Normal e Faculdade de Educação, principal prédio do atual Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em Feira de Santana.
 
Constatada a necessidade da intervenção, explica a diretora do Cuca, Celismara Gomes, foi dado início também a uma série de outras medidas de conservação. Dentre as ações estão reparos no piso, substituição de painéis comprometidos por ataque de cupins, reestruturação da reserva técnica e reparo de elementos arquitetônicos.
 
“Parte destas medidas resulta de demandas que uma construção quase centenária, e seu desgaste ao longo dos anos, impõem para sua adequada preservação”, observa Celismara Gomes. Ela destaca que são feitas, ainda, outras ações de ajuste do antigo prédio às atividades próprias de um museu, “visando assegurar o funcionamento do MRA com qualidade e segurança”. Ainda não prazo para conclusão das obras.
 
O curador do MRA, Aldo Morais, revelou que durante o período de restauração será dado prosseguimento a atividades internas, como projetos ligados à arte educação, expografia, documentação de acervo, preparação da formalização do regulamento geral do Museu e a definição de perfil político-institucional. “Aproveitamos para estabelecer critérios de aquisição, identidade artística, parâmetros para o estabelecimento de parcerias e convênios, dentre outros aspectos da gestão técnica e democrática de uma instituição museológica”.(Ascom)

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários