Concurso Afro

Moviafro elege 1º Miss & Mister Afro Infantil neste domingo (3)

O objetivo é empoderar através da conscientização, elevar a autoestima e fortalecer a autoafirmação de meninas e meninos negros.

concurso miss e master moviafro infantil
Foto: Divulgação

O Desfile Final do 1º Concurso Miss & Mister Afro Infantil 2023, ocorrerá no próximo domingo (3), às 14h no Foyer do Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAM), em Feira de Santana, onde o acesso do público será mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

A ação afirmativa criada pela Associação Cultural Moviafro, tem o objetivo de empoderar através da conscientização, elevar a autoestima e fortalecer a autoafirmação de meninas e meninos negros periféricos de Feira de Santana e região metropolitana, através de palestras, rodas de conversas e oficinas, tendo como foco principal, assuntos relacionados a cultura afro-brasileira, questões raciais e estética enquanto forma de empoderamento.

O concurso será finalizado com a realização de um desfile com roupas étnicas, afro urbanas e de gala, onde após as somas das pontuações das avaliações escritas que serão aplicadas no decorrer da tarde, com a pontuação dos desfiles, elegerá a Miss e o Mister Afro Infantil Feira de Santana 2023.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 31 milhões de meninas e meninos negros vivem no Brasil. 26 milhões vivem em famílias pobres, representando 45,6% do total de crianças e adolescentes do país. Desse, 17 milhões são negros.

A iniquidade racial na pobreza entre crianças continua mantendo-se nos mesmos patamares: uma criança negra tem 70% mais risco de ser pobre do que uma criança branca. Uma criança negra entre 7 e 14 anos tem 30% mais chance de estar fora da escola do que uma criança branca na mesma faixa etária.

As discussões sobre a História e a Cultura Africana e Afro-Brasileira e os debates sobre o preconceito racial, que persiste no país, atingem o pico em novembro, por conta do dia 20, data que marca a reflexão sobre a Consciência Negra.

O Moviafro enfatizou que a educação para as relações étnico-raciais deve estar presente nas salas de aula o ano todo. Por conta disso, foi criado o concurso. Para, entre outras coisas, chamarmos a atenção da sociedade de um modo geral e tratarmos esse tema de maneira constante.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários