Cultura

Mostra da Diversidade Cultural 2024 está com edital aberto

Entidades, grupos, artistas, coletivos ou responsáveis por ações culturais no município podem se inscrever até o dia 16 de setembro.

Mostra da Diversidade Cultural
Foto: Divulgação

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular está chegando e os interessados podem se inscrever até o dia 16 de setembro. O edital foi lançado nesta sexta-feira (16), para a seleção de 20 projetos, que receberão o valor de R$ 5 mil, cada, totalizando R$ 100 mil em premiações, nesta edição de 2024.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

A Mostra é uma realização da ONG Favela é Isso Aí, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Belgo Arames. Conta com o apoio da Fundação ArcelorMittal e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

O projeto integra o programa Forma e Transforma e propõe o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. Desde 2018, vem realizando a seleção de grupos e artistas para premiação e participação na Mostra.Em Feira de Santana já foram contemplados cerca de 200 grupos culturais e iniciativas locais, além da oferta de ações formativas e realização de mostras artísticas e culturais.

Mostra da Diversidade Cultural
Foto: Divulgação

“Chegamos mais uma vez com a proposta de fortalecer e difundir a diversidade cultural brasileira, em sua vertente tanto das artes cênicas quanto das artes visuais. Teremos exposições, cortejos, registros e, principalmente, difusão das artes e da rica cultura de Feira de Santana”, afirma a antropóloga e coordenadora pedagógica do projeto, Clarice Libânio.

Para participar, entidades, grupos, artistas, coletivos ou responsáveis por ações culturais no município devem se inscrever pelo formulário online disponível no link https://forms.gle/p7mos58Z8ig9D6w77. Podem se candidatar pessoas jurídicas, inclusive Micro Empreendedor Individual (MEI).

Já pessoas físicas, servidores públicos ou com cargos políticos são vetadas, conforme regulamento. É critério primordial que os interessados não apresentem qualquer tipo de pendência anterior ou ausência documental com a organizadora da Mostra.

Haverá duas modalidades de inscrição: a) modalidade cortejos das culturas populares; b) modalidade artes visuais. Os candidatos deverão sugerir um tipo de apresentação ou atividade cultural e concordar com os termos do edital. Após essa etapa, a comissão de curadoria fará a avaliação das inscrições e selecionará os que mais se enquadrem na proposta da programação para 2024.

Mostra da Diversidade Cultural
Foto: Divulgação

Todas as atividades da Mostra serão gratuitas e a programação será definida em acordo entre realizadora e os selecionados. As apresentações ocorrerão de forma presencial em Feira de Santana, entre os dias 22 e 24 de novembro. Além da participação na Mostra coletiva, cada artista ou grupo premiado deverá realizar uma ação de replicação, destinada a ensinar e repassar alguma arte, ofício, prática ou tradição ou para a formação de públicos e plateias.

“Estamos na 6ª edição da Mostra, o que reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a promoção da riqueza cultural que define a comunidade de Feira de Santana”, complementa Luciana Macedo, Gerente de Responsabilidade Social da Belgo Arames.

Se mesmo após conferir o edital o interessado continuar com dúvidas, elas poderão ser esclarecidas durante um encontro online que será realizado no dia 28 de agosto, às 19h, no canal https://www.youtube.com/@favelaeissoai. Qualquer dúvida adicional pode ser esclarecida através do e-mail: [email protected].

Mostra da Diversidade Cultural
Foto: Divulgação

Sobre Favela é Isso Aí

Comemorando 20 anos de atuação, Favela é Isso Aí surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas de Belo Horizonte, publicado em agosto de 2004. A associação foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.

Sobre a Belgo Arames

A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br

Sobre o programa Forma e Transforma

Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Edital para participação na Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular – Edição Feira de Santana 2024

Inscrições: entre os dias 16 de agosto e 16 de setembro de 2024, de forma gratuita.

Informações: https://www.instagram.com/mostraculturafsa/

Leia o Regulamento em: https://drive.google.com/file/d/12syhs25U05aunNEY0wUqRFjena3SE4uG/view?usp=sharing

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram