Acorda Cidade
No próximo sábado acontece a Levagem da Lenha e no domingo a Lavagem da Matriz. No sábado (26), acontece a Levagem da Lenha, na Rua Nova, no largo da Dona Pomba às 16h em direção ao SESI, com fim na Praça MonSenhor Renato Galvão. O evento terá apresentações de situações culturais, com a colaboração da prefeitura.
No dia 27 é a tradicional lavagem da igreja, que será concentrada na praça de alimentação, às 10h. Os bandos estilizados de diversos bairros irão se reunir com bandinhas, fanfarras, etc. Terão várias apresentações com convidados locais e de cidades vizinhas. Renildo Brito, que é presidente da comissão organizadora, esteve no programa Acorda Cidade para falar sobre os eventos.
“A Levagem e a Lavagem é um resgate cultural de Feira de Santana. Foram criadas a partir de uma lei, 221 em 2008. Hoje, consegui fazer com esforço próprio, a lavagem e a lei já se contempla em quase 90% que é a Levagem. No meu mandato de vereador a lei foi criada para manter a tradição. Foi um resgate, faltando só o bando anunciador que é uma delegação, o CUCA resgatou entre 2006 e 2007, que se tratava em anunciar a festa da padroeira. Embora, o nosso projeto não seja profano, é cultural, lúdico”, afirmou.