Feira de Santana

Jovens farão passeata de alerta sobre depressão, automutilação e suicídio no bairro Tomba

O evento acontece às 15h com concentração no Orfanato Evangélico localizado no conjunto Panorama.

Acorda Cidade

Acontece, no próximo sábado (11) no Tomba, maior bairro de Feira de Santana, a Passeata Evangelística Não Desista da Vida, um ato público que vai trazer um alerta sobre a depressão, a automutilação e o pensamento suicida.

O evento, que começa às 15h, com concentração no Orfanato Evangélico, é uma realização conjunta da União de Jovens das Assembleias de Deus na zona sul da cidade, conhecida pela sigla Ujadefs-Área 2, com diversas outras áreas da Adefs, além de ONG’s e outras instituições sociais e religiosas interessadas no tema.

Animados por canções que exaltem a vida como dom de Deus, entoadas por diversos ministérios de louvor sobre um trio elétrico, os jovens vão mostrar que vale a pena viver e que o autoassassinato não é o caminho para vencer esse tríplice problema.

“Marcharemos juntos para dizer as pessoas que elas não estão sozinhas e que podem contar com a gente. A escuta afetiva também é um mecanismo de cura", afirmou o Pb. Danilo guerra, coordenador do evento, que também vai contar com a participação especial da Amanda Amaral, uma jovem que ficou depressiva por muito tempo, automutilava-se e tentou o suicídio por diversas vezes, até que um dia tudo mudou.

A passeata, que seguirá pelas principais ruas e avenidas da região, vai culminar na Praça do Tomba, onde será realizado um ato público em defesa da vida.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, imprensa em seus mais variados segmentos; comerciantes locais, sociedade civil organizada, psicólogos, assistentes sociais e entidades do terceiro setor.

A depressão em Feira

Ano passado, o Centro de Atendimento Psicossocial João Carlos Lopes Cavalcante (CAPS 3) realizou mais de 14 mil atendimentos, a maioria, segundo informou a coordenação da unidade, tem relação com a depressão, esquizofrenia e bipolaridade.

“A depressão é o estopim para casos de suicídio e bipolaridade”, afirmou a coordenadora Renata Bittencourt, em janeiro deste ano à imprensa local.

Em âmbito nacional, a OMS, Organização Mundial da Saúde, aponta que mais de 11 milhões de brasileiros sofrem com a depressão e no mundo inteiro, esse número se amplia e já ultrapassa a marca dos 300 milhões de depressivos.

Outro dado estarrecedor é o número de pessoas que atentaram contra a própria vida. Segundo a OMS, em um ano, 788 mil pessoas morreram por suicídio. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi é uma das principais causa de morte. Já no que tange a automutilação, o Brasil não apresenta dados oficiais, mas organismo afirmam que 20% dos jovens brasileiros se automutilam.

Para mais informações de como se unir ao grupo de jovens que idealizou o evento, os interessados pela causa podem entrar em contato pelos telefones (75) 99227-8883 / 99282-8883.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários